Quem foi Zé Navalha?

Quem é Zé Navalha na Umbanda?

José da Silva, popular Zé Navalha. Filho de José Antônio e Isabel Silveira da Silva, natural de Brusque, nascido aos 19.03.1915.

Quem foi seu Zé malandro?

Zé Malandro era boa pessoa, mas malandro que nem ele só. Ao invés de trabalhar, como todo mundo, preferia passar a vida zanzando e jogando baralho. Ou então ficava deitado na rede, folgado, tocando viola de papo para o ar. Por causa disso era pobre, pobre, pobre.

Quem é Pomba Gira malandra?

Malandra é Pombagira? … A malandra então vai viver sua autonomia, sua independência, vai quebrar as regras e diminuir as cargas e dramas emocionais de uma mulher que não se submete aos padrões modernos excludentes postos pode sofrer – até mesmo de autoaceitação.

Quem foi Zé Pilintra da Lapa?

O Zé Pelintra é uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros, especialmente entre os umbandistas. É considerado o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas, embora não alinhado com entidades de cunho negativo, é uma espécie de transcrição arquetípica do “malandro”.

Como Maria Navalha trabalha?

Maria Navalha é o nome adotado por muitos espíritos de apresentação feminina que trabalha de forma independente. Esses espíritos trabalham como Pombas-Giras, principalmente, com a falange de Maria Padilha ou na linha dos Malandros.

Quem foi camisa preta?

Miguelzinho Camisa Preta, como era conhecido, tanto pela polícia quanto pela malandragem, marcou época e deixou o seu nome na história dos capoeiras, malandros e valentões que povoaram as boêmias ruas da cidade maravilhosa no início do século passado.

O que o Zé Pilintra faz na vida da pessoa?

O que o Zé Pilintra faz na vida da pessoa Quando aparece no terreiro, ajuda na eliminação de energias negativas. Assim, auxilia na purificação da alma de todos os necessitados e também os ajuda a entenderem quais são os melhores caminhos que eles devem seguir – isso relacionado a qualquer tipo de assunto!

Quem foi Zé malandro do morro?

Típico malandro carioca, Zé do Morro é filho de pai alemão e de mãe mulata da baixada fluminense. Além do futebol, seu esporte preferido é a vadiagem. É um bon vivant da Lapa que não abre mão de uma cerveja gelada.

O que significa malandra na macumba?

Os Malandros na Umbanda são consagrados pela energia dos excluídos, daqueles que sofreram preconceito e viveram à margem da sociedade. Muitos brasileiros se identificam com essas entidades por sentirem na pele as limitações sociais que eles viveram.

O que significa 7 navalhas?

Não se deve confundir Maria Navalha com Maria Padilha da Navalha ou com Maria Padilha das Sete Navalhas. São espíritos especializados em gente, profundos conhecedores dos abismos da alma humana e do que ela tem de mais degradante. Isso devido às dolorosas experiências pretéritas.

Quantos anos o Zé Pelintra viveu?

Zé Pilintra e os malandros. De acordo com a religião da Umbanda, Zé Pilintra nasceu em Pernambuco em 1814. Chegou aos 17 anos no Rio de Janeiro vindo do nordeste brasileiro buscando melhores condições de vida assim como tantos outros.

Como saber se sou Maria Padilha?

Gosta de oferendas relacionadas ao feminino, como batom, perfume, lenços e champanhe, fuma e bebe muito e seu vestuário é predominantemente vermelho e preto. Está sempre com uma mão na cintura e a outra segurando a barra da saia.

Qual pomba gira matou o marido com 7 facadas?

Ela se manteve irredutível. Num entardecer de inverno, ele esperou pela Cigana na porta do puteiro e, na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensangüentado da morta estirado no chão e reconheceu, no piscar do néon do cabaré, o rosto desvelado de Elisa. Um enfarto o matou ali mesmo.

O que faz o Exu malandro?

Guardiões astrais que trabalham na esquerda das religiões afro brasileiras, como a umbanda e candomblé. Costumam trabalhar com cargas mais densas policiando os planos astrais.