Quem foi Felipe 2 e Alexandre o Grande?

Quem foi Filipe II e Alexandre, o Grande?

Filipe II da Macedônia (382-336 a.C.) foi rei da Macedônia. Criou a “falange macedônica” – infantaria que tornou-se fundamental para as conquistas de seu filho Alexandre o Grande. … Filho de Amintas III, rei da Macedônia, e de Eurídice, neta de Arrabeu, rei de Lincéstide.

Como morreu Filipe II pai de Alexandre, o Grande?

Em 338 a.C., derrotou os gregos na Batalha de Queroneia e criou a Liga de Corinto, unificando todas as cidades da Grécia, exceto Esparta, sob a hegemonia da Macedônia. Foi apunhalado em 336 a.C., ainda sob razões desconhecidas.

Qual o mérito de Felipe segundo é a base de tudo que Alexandre conquistou?

Auxiliado pelo filho Alexandre III à frente da cavalaria, venceu os gregos na Batalha de Queronéia e a assembléia da Liga de Corinto estabeleceu a constituição que o tornou soberano dos estados helênicos (338 a.C.), submetendo o mundo grego a seu comando unificado.

Qual a grande meta estratégica do Filipe da Macedônia?

O objetivo de Filipe era promover a concórdia das cidades-Estado e estabelecer um tratado da paz comum, do qual a Macedônia e elas seriam membros.

Qual era a pretensão de Felipe II?

No ano de 356 a.C., Filipe II tornou-se rei da Macedônia. Frente ao governo, Filipe foi responsável por uma reforma agrária que confiscou terras dos grandes proprietários e redistribuiu as mesmas entre os camponeses.

O que foi o império de Alexandre, o Grande?

Alexandre, o Grande ou Alexandre III da Macedônia (356-323 a. C) foi rei da Macedônia – um império que se estendeu desde o norte da Grécia até o Egito e o Extremo Oriente, tornando-se um dos mais poderosos impérios da antiguidade.

Como Filipe II da Macedônia morreu?

AgressãoFilipe II da Macedónia / Causa do falecimento

Como Filipe II rei da Macedônia e pai de Alexandre conseguiu estabelecer seu domínio nas outras cidades estados gregas?

Em 338 a.C., durante a Batalha de Queroneia, Filipe II da Macedônia venceu uma liga grega liderada por Atenas e Tebas e marcou o início do domínio macedônico na região. Esse foi o fim do período clássico da história grega e início do período helenístico.

Qual destes Reis derrotou o exército persa e dominou seu império?

Alexandre III, conhecido como Alexandre, o Grande, filho de Filipe II da Macedônia, foi responsável por formar um grandioso império e derrotar os persas em cerca de 12 anos.

Qual era a organização política da Macedônia?

Governo: República parlamentarista. Divisão administrativa: 85 municipalidades. Idiomas: Macedônio, albanês (oficiais).

O que caracterizou o período Helenistico?

O período helenístico refere-se à época da história da Grécia Antiga, entre os séculos III e II a.C., em que Alexandre Magno expande o império e conquista parte da África e Egito. Esse período é marcado por conquistas territoriais e também pelo desenvolvimento cultural e artístico.

Qual foi o último rei da Macedônia?

Perseu (em grego Περσεύς; Pela, c. 212 a.C. — Alba Fucens, 165 a.C.) foi o último rei da dinastia antigônida. Foi o último de sua linhagem, que começou após a morte de Alexandre, o Grande e terminou com a Batalha de Pidna (168 a.C., quando a Macedónia tornou-se parte do Império Romano.

O que o projeto de Alexandre, o Grande queria unificar?

Como político e dirigente, teve planos grandiosos. Segundo alguns historiadores, elaborou um projeto de unificar o Oriente e o Ocidente em um império mundial. Acredita-se que cerca de 30 mil jovens persas foram educados na cultura grega e em táticas militares macedônicas, sendo aceitos no exército de Alexandre.

Porque Alexandre, o Grande foi importante?

Alexandre é considerado por grande parte dos historiadores como um dos maiores estrategistas militares do mundo antigo e o edificador de um dos maiores impérios que o mundo já viu.