Quem foi Cecília Meireles no modernismo?

Quem foi Cecília Meireles e suas principais obras?

Cecília Meireles foi escritora, jornalista, professora e pintora, considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil. Sua obra de caráter intimista possui forte influência da psicanálise com foco na temática social.

Qual estilo literário de Cecília Meireles?

modernista
Movimento Literário Cecília Meireles é tradicionalmente classificada como uma autora modernista, mais especificamente da 2ª fase do movimento, mas sua obra apresenta influências simbolistas, românticas e parnasianas. É possível perceber a musicalidade nos escritos de Cecília.

Porque Cecília Meireles foi importante?

Colaborou na imprensa carioca escrevendo sobre folclore. Atuou como jornalista entre 1930 e 1931, publicou vários artigos sobre os problemas na educação. Fundou em 1934 a primeira biblioteca infantil no Rio de Janeiro. O interesse de Cecília pela educação se transformou em livros didáticos e poemas infantis.

Quais são as principais características da Poesia de Cecília Meireles?

Poeta intimista, próxima à abstração da música, ao sentimento religioso e à fluidez do sonho, seus temas recorrentes são o amor, a morte, o tempo e a eternidade, o que se evidencia já a partir dos títulos de seus livros, como Vaga Música e Mar Absoluto.

Qual a principal obra de Cecília Meireles?

da Inconfidência
Sua obra mais apreciada pela crítica é Romanceiro da Inconfidência, em que faz uma releitura desse momento histórico. Assim, a autora é a principal representante feminina da segunda geração do modernismo brasileiro.

Qual o poema mais famoso de Cecília Meireles?

Os poemas publicados nesta seleção fazem parte do livro “Cecília Meireles — Poesia Completa”, editora Nova Fronteira.

  • Motivo. Eu canto porque o instante existe. …
  • Retrato. Eu não tinha este rosto de hoje, …
  • Cenário. …
  • Lua adversa. …
  • Nadador. …
  • Recado aos amigos distantes. …
  • Este é o lenço. …
  • Segundo motivo da rosa.

Quais as duas características da obra de Cecília Meireles?

A literatura de Cecília Meireles é composta por um hibridismo de formas, estilos e conteúdo. Conheça algumas de suas principais características: Em suas obras é possível encontrar características das poesias romântica, parnasiana e simbolista com o uso de formas fixas, de esquemas de rimas e de linguagem elevada.

Como a poesia de Cecília Meireles é caracterizada em relação aos estudos literários quais as temáticas recorrentes nos poemas da autora explique?

Além disso, é recorrente nas obras da autora a melancolia, a fuga no sonho, o uso de sinestesia, a consciência da efemeridade da vida, da fugacidade do tempo, além de temáticas como o amor, a solidão, o tempo, a eternidade, a saudade, o sofrimento, a religião e a morte.

Por que a obra de Cecília Meireles se aproxima do simbolismo?

A poeta jamais se filiou a qualquer movimento literário, contudo, em sua obra, é possível perceber grande influência do Simbolismo. … Seu apreço pelo Simbolismo fez com que a poeta se interessasse pelo espiritualismo e orientalismo: foi admiradora e tradutora do poeta hindu Tagore, do chinês Li Po e do japonês Bashô.

Quais influências Cecília Meireles trouxe para cultura do nosso país?

A aproximação da autora com o movimento modernista ocorreu em 1927, por meio da revista católica e neossimbolista Festa. Já em 1934, Cecília criou a primeira biblioteca infantil do país, no Rio de Janeiro. Nesse ano, viajou com o marido para Portugal para dar palestras em universidades.

Quais são as principais características do poema retrato?

Os primeiros quatro versos do poema se constroem com base numa oposição central entre o passado e o presente. Há uma comparação entre o que aconteceu antes e como o eu-lírico se encontra agora, apesar de não ficar claro o motivo dessa mudança tão radical. No presente vemos registrado o sofrimento.

Qual foi a principal obra de Carlos Drummond de Andrade?

Entre suas principais obras poéticas estão os livros “Alguma Poesia” (1930), “Sentimento do Mundo” (1940), “A Rosa do Povo” (1945), “Claro Enigma” (1951), “Poemas” (1959), “Lição de Coisas” (1962), “Boitempo” (1968), “Corpo” (1984), além do póstumo “Farewell” (1996).

Qual o melhor poema?

Os 10 melhores poemas brasileiros de todos os tempos

  • A Máquina do Mundo. (Carlos Drummond de Andrade) …
  • Vou-me Embora pra Pasárgada. (Manuel Bandeira) …
  • Poema Sujo. (Ferreira Gullar) …
  • Soneto da Fidelidade. (Vinícius de Moraes) …
  • Via Láctea. (Olavo Bilac) …
  • O Cão Sem Plumas. (João Cabral de Melo Neto) …
  • Canção do Exílio. …
  • As Pombas.

10 de mai. de 2019

Qual o poema mais lindo do mundo?

Foi difícil, mas conseguimos reunir alguns dos poemas mais lindos e marcantes da literatura nacional.

  1. Soneto da Fidelidade (Vinicius de Moraes) …
  2. Via Láctea (Olavo Bilac) …
  3. Canção do Exílio (Gonçalves Dias) …
  4. José (Carlos Drummond de Andrade) …
  5. Amor (Álvares de Azevedo) …
  6. Timidez (Cecília Meireles)