Quem é Xangô Airá na Umbanda?

Quem é Xangô Airá na Umbanda?

Airá é um Orixá no fundamento de Xangô, considerado um de seus servos de confiança e segundo uma de suas lendas, Airá, tentou instaurar um atrito entre Oxalá e Xangô. Graças a isso, Airá deve ser tratado de forma diferente de Xangô e seu assentamento deve ficar na casa de Oxalá.

Por que Ayrá carrega uma chave?

Conhecido no Brasil como uma qualidade de Xangô, porém, na verdade foi incorporado ao panteão do fogo, mas seu verdadeiro culto é independente, Airá é um Orixá único, ele não usa coroa e sim um capacete e seu simbolo é uma chave, usa uma lança como simbolo de respeito,impondo-se mesmo depois da chegada de Xangô.

Qual o bicho de Ayrá?

Coruja – tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá’s (mães rainhas), Nanã. Peixes – com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá. Galinha – que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

Como agradar Xangô Airá?

Para preparar uma oferenda para Ayrá, é preciso levar em consideração as preferências do Orixá. As comidas feitas para ele não devem ser temperadas com sal, dendê e pimenta. O tempero para os alimentos dedicados a Ayrá deve ser somente a banha de Ori Africana.

Qual Xangô veste branco?

Airá Adjaosí: Velho guerreiro, veste branco, ligado a Yemanjá.

Qual é o Exu de Xangô?

Os Exus correspondentes à falange espiritual do Orixá Xangô Dentre esses Exus, estão Exú Gira Mundo, Meia Noite, Mangueira, Pedreira, Ventania, Corcunda e Calunga.

Qual a cor da vela de Ayrá?

PROCEDIMENTO : Em seu peji ou em local reservado, acenda uma vela branca 25-30 grs ofeRecendo a exu Sete Encruzilhada, após acenda uma vela azul para Aira.

Qual a comida de Ayrá?

Ajebo ou Ajébo: comida-ritual do orixá Xangô Ayra. É preparado com seis ou 12 quiabos, que devem ser cortados em “lascas” e, em seguida, batido com três claras de ovos até formar uma musse. Depois, deve-se regar a mistura com gotas de mel de abelha e azeite doce.

Qual a saudação de Ayrá?

Saudação a Ayrá Ayrá Ponon Opukodê – significado: Assim Ayrá ficará muito feliz. Um Orixá de bondade e compaixão, assim é Ayrá, o responsável pelos ventos e aquele que espalha a paz de Oxalá.

O quê Xangô não gosta?

É tanta a aversão de Xangô pela morte que ele se afasta de seu filho, mal ele caia doente. É chamado de leopardo dos olhos faiscantes, de fogo ou de dragão faiscante. Em alguns mitos ele usa Kabelo transado e se veste de saia vermelha e búzios. Detesta mentirosos, adora argolas de ouro e põem fogo pela boca.

Qual a cor da vela de Ayra?

PROCEDIMENTO : Em seu peji ou em local reservado, acenda uma vela branca 25-30 grs ofeRecendo a exu Sete Encruzilhada, após acenda uma vela azul para Aira.

Qual é a cor de Xangô?

Considerado o “Rei da justiça”, Xangô é detentor dos trovões, das tempestades e do fogo. Suas cores são o vermelho e o branco. O dia dele é a quarta-feira. Iansã é a rainha das tempestades, ventanias, raios e morte.

Qual as cores do orixá Xangô?

Elementos do culto

  • Saudação: Kawó-Kabiesilé (saudação é a forma com que os orixás são reverenciados) que significa: Saudações ao Rei! …
  • Cores: Vermelho e Branco ou Vermelho e Marrom ou Marrom e Preto ou Marrom e Branco ou somente Marrom ou vermelho. …
  • Dia da Semana: Quarta-Feira;

Quais são os caboclos da linha de Xangô?

As denominações mais comuns entres os Caboclos de Xangô são: Caboclo Quebra Pedra, Caboclo Justiceiro, Caboclo Machada de Ouro, Cabocla Cínara, Cabocla do Trovão, Caboclo Treme-Terra, Caboclo Trovoada, Cabocla Chama Dourada, Caboclo Ribanceira, Cabocla do Sol, Caboclo Arranca-Toco e outros.