Quantas páginas tem o livro O Banquete?

Qual o mito apresentado no livro O Banquete de Platão para explicar a busca pela Cara-metade?

Na verdade, o mito da alma gêmea foi criado por Platão que em seu livro O Banquete tenta definir o que é o amor. E nessa busca, muitos convidados de uma festa, cada um por vez, faz um elogio ao deus Eros (deus do amor).

Quantas páginas tem o banquete?

Características

Acabamento Brochura
Idioma Grego
Número da edição 1
Número de Páginas 256
País de Origem Brasil

Quais os tipos de amor abordados no Banquete de Platão?

No interior dos diálogos Fedro e O Banquete, de Platão, percebemos duas formas de desejo/amor: de um lado, o amor enquanto aspiração ao Mundo das Ideias, a impulsionar a alma, pela ascese, rumo a sua condição original; de outro, o desejo enquanto apetite, que prende o corpo ao carnal, à imediatez da concupiscência.

Quantas páginas tem o livro O Banquete de Platão?

128 páginas
Na descrição fala que o livro tem 128 páginas, mas veio com 95.

Qual o mito de Eros segundo Platão?

Conforme o mito, Eros não é filho de Afrodite, apesar de nascer sob o signo de sua beleza. Na realidade, é filho de Poros (Recurso) e de Penia (Pobreza). No jantar oferecido pelos deuses por ocasião do nascimento de Afrodite, Penia chega para mendigar junto à porta. … Vivendo na penúria, aspira o saber e a beleza.

Como Platão explica o mito do amor?

Para Platão, no nível mais imediato, o amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar.

Que livro ler?

Os 50 melhores livros para ler antes de morrer

  • Orgulho e Preconceito – Jane Austen. …
  • 1984 – George Orwell. …
  • Dom Quixote de la Mancha – Miguel de Cervantes. …
  • O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry. …
  • Dom Casmurro – Machado de Assis. …
  • O Bandolim do Capitão Corelli – Louis de Bernières. …
  • O Conde de Monte Cristo – Alexandre Dumas.

O que é o amor para Platão?

É comum dizer que o “amor platônico” refere-se a uma relação na qual aquele que ama idealiza o outro: a pessoa amada é ideal e, portanto, inatingível. … O texto mais conhecido de Platão sobre o amor é o diálogo O banquete, no qual se narra o encontro de cidadãos atenienses dispostos a elogiar o deus Eros.

Como é caracterizado esse tipo de amor em Platão que até hoje ainda para muitos faz sentido como superior?

O amor alcançado em decorrência da aquisição de uma habilidade, de uma mestria, de uma techné. A tese platônica é a de que ao amor passional, escravizante, avassalador, contrapõe-se outro tipo de amor, o amor baseado no aprendizado, no saber.

Como Platão traz a ideia de Eros para pensar o amor?

Por ela, Platão argumenta que o eros é inicialmente sentido por uma pessoa, mas, com a contemplação, pode se tornar uma apreciação da beleza dentro dessa pessoa, ou mesmo uma apreciação da própria beleza no sentido ideal. Como Platão expressa, o eros pode ajudar a alma a “lembrar” a beleza em sua forma pura.

O que é Eros na filosofia?

520 a.C. Éris (em grego: Ἔρις, transl.: Éris), na mitologia grega, era a deusa da discórdia. Filha de Nix sozinha. Seu equivalente romano é Discórdia.

O que Platão pensa sobre amor e desejo?

Para Platão, no nível mais imediato, o amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar.

Por que amor platônico?

O amor platônico está geralmente associado à ideia de um amor inalcançável, impossível. “Essa distância e impossibilidade podem se dar em diferenças de idade, sociais, culturais, por preconceitos, ou simplesmente por uma barreira interna de insegurança e medo de rejeição”, destaca Ceci.

Qual melhor livro para se ler?

Livros para ler e manter a mente ligada

  1. Sapiens: Uma breve história da humanidade, de Yuval Harari. …
  2. Breves respostas para grandes questões, de Stephen Hawking. …
  3. Ideias Para Adiar o Fim do Mundo, Ailton Krenak. …
  4. Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. …
  5. Senhor das moscas, de William Golding. …
  6. Revolução dos Bichos, George Orwell.