Quando reter ISS na nota fiscal de serviço?

Quando o ISS é retido pelo tomador de serviços?

A retenção do ISS será realizada nos serviços prestados em que o imposto seja devido no local de prestação do serviço, nos casos em que os serviços são prestados em local diferente (outro município) do estabelecimento prestador (sede, filial, escritório).

Quais serviços reter ISS?

Serviços sujeitos à retenção

  • Instalação de palcos, andaimes e qualquer tipo de estrutura;
  • Acompanhamento e fiscalização de obras;
  • Administração e empreitada de obras;
  • Demolição;
  • Edificação de obras relacionadas ao transporte;
  • Limpeza, manutenção e conservação de ambientes e bens públicos;

Quando o ISS é de responsabilidade do tomador?

No caso do ISS, essa responsabilidade pode ser atribuída ao tomador do serviço, que, ao invés de pagar 100% do preço do serviço ao prestador, ele retém o valor relativo ao imposto, e o recolhe diretamente à Secretaria de Fazenda.

Quem paga o ISS da nota fiscal de serviço?

Quem deve pagar o ISS? A maioria das empresas que prestam serviços devem recolher esse tributo. A exceção ocorre quando um serviço é prestado no exterior e com reflexos apenas fora do Brasil. Mas não é porque você exerce uma atividade de serviço que vai ter que necessariamente pagar o ISS.

Quando reter o ISS em SP?

1 – Somente reter o ISS dos serviços prestados dentro do território do Município de São Paulo, independente do local onde o prestador dos serviços estiver estabelecido. 7.11 – Decoração e jardinagem, inclusive corte e poda de árvores. Somente haverá retenção do ISS se o prestador dos serviços for de fora de São Paulo.

Como lançar ISS retido na nota?

1 – Acesse o menu ARQUIVOS e clique em IMPOSTOS e localize o imposto ’18 – ISS Retido‘, 2 – Na guia CONTABILIDADE, selecione a opção ‘[x] Gera lançamentos contábeis por nota’, e na subguia GERAL, no quadro IMPOSTO A RECOLHER, informe as contas contábeis; Estas contas são somente exemplos.

Quais serviços são retidos?

Alguns exemplos de serviços que devem ter ISS retido no local em que são executados são:

  • Acompanhamento e fiscalização de obras;
  • Demolição;
  • Administração e empreitada de obras;
  • Edificação de obras relacionadas ao transporte, limpeza e conservação de ambientes e bens públicos;

Quais serviços não incide ISS?

Casos de não incidência do ISS

  • Generalidades.
  • Exportação de serviços para o exterior.
  • Prestação de serviços com relação de emprego, dos trabalhadores avulsos, de diretores e membros de conselho consultivo etc.
  • Valor intermediado no mercado de títulos e valores mobiliários, o valor dos depósitos bancários etc.

Pode cobrar ISS do meu cliente?

1 – Na maioria dos municípios não há flexibilidade alguma. Todo prestador tem que assumir o ônus do ISS sobre o preço do serviço e o valor total da prestação é a base de cálculo para o imposto (exceto os casos de redução previstos em lei).

O que pode acontecer se a empresa não pagar o imposto ISS?

Inadimplência. Em caso de inadimplência do ISS, o município estipula um valor como multa, além de incidir juros de mora. É necessário consultar a lei municipal para avaliar quais são as regras aplicáveis na sua cidade em caso de inadimplência.

Como é feito o recolhimento do ISS?

O recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS é feito para a Prefeitura Municipal, através de guia própria. No caso de empresas optantes pelo Simples Nacional, o ISS próprio é recolhido na própria guia DAS, juntamente com os demais tributos.

Quem deve pagar ISS pessoa física?

Quem precisa pagar o ISS? Devem pagar ISS todas as empresas prestadoras de serviços que se enquadram nas obrigações da lei 116/2003 e os profissionais autônomos prestadores de serviços.

Quem recolhe ISS retido na fonte?

Na prática, o ISS retido corresponde à obrigação do tomador do serviço de reter o valor referente ao ISS devido pelo prestador no momento do pagamento pelo serviço. Dessa forma, o prestador recebe o valor do serviço contratado já com o desconto do imposto devido na prestação do serviço.

São Paulo ISS alíquotas?

A alíquota do ISS é estabelecida pelo município e pode variar de 2% a 5%, dependendo do enquadramento da empresa e do tipo de serviço prestado. Além disto, podem variar, dependendo do município em que ocorre o fato gerador.