Qual o significado da figueira estéril?

Qual o significado da parábola da figueira estéril?

A figueira era um símbolo comum para Israel, e também pode ter esse significado aqui, ou a árvore da parábola pode referir-se à liderança religiosa. Em ambos os casos, a parábola reflete Jesus oferecendo a seus ouvintes uma última chance para o arrependimento.

O que significa uma figueira infrutífera?

Características da figueira infrutífera. Essa figueira é um símbolo da hipocrisia da religião judaica e sua falsa aparência de santidade [Mt 15.7-9].

Qual o significado da figueira sem fruto?

Isso quer dizer que todos os sistemas, todas as doutrinas que não produziram nenhum bem para a humanidade, serão reduzidos a nada; e que todos os homens voluntariamente inúteis, que não se utilizaram dos recursos de que estavam dotados, serão tratados como a figueira seca.

O que significa uma figueira no meio da vinha?

No Oriente médio antigo, era comum a presença de outras plantas que não atrapalhassem o cultivo da vinha. Para nós, gera certa estranheza, mas não era estranha a presença da figueira ali. A figueira era árvore comum em Israel. Jesus usou a figueira em diversos momentos para ensinar várias lições aos discípulos.

Qual a lição da figueira?

Explique aos alunos que as folhas, numa figueira, normalmente indicam que a árvore tem frutos. Na primavera (estação em que o Salvador encontrou a figueira e não achou frutos nela), as figueiras em geral produzem os primeiros figos. Se assim não for, significa que ela não produzirá frutos naquele ano.

O que aprendemos com a parábola da figueira seca?

Quer dizer que todos os sistemas, todas as doutrinas que nenhum bem para a Humanidade houverem produzido, cairão reduzidas a nada. Todos os homens, deliberadamente inúteis, por não terem posto em ação os recursos que trazem consigo, serão tratados como a figueira que secou.

O que significa infrutífera na Bíblia?

Significado de infrutífero Que não dá fruto; estéril: árvore infrutífera. [Figurado] Que não produz resultado; inútil, infrutuoso: trabalho infrutífero. Etimologia (origem da palavra infrutífero). Do latim infructiferus.a.um.

Porque o Senhor Jesus amaldiçoou a figueira?

Sob este ponto de vista, a árvore seria uma metáfora para a nação judaica, que teria uma aparência externa grandiosa (as folhas), mas não estava mais produzindo nada para a glória de Deus (a falta de frutos). Esta interpretação está ligada à Parábola da Figueira Estéril.

O que significa a árvore que não dá fruto?

Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

O que significa o Figo na Bíblia?

Já o seu fruto, o figo, possui formato semelhante ao de uma pera, porém um pouco menor, medindo de 3 cm a 7 cm. O fruto era consumido, desde a Antiguidade, por povos egípcios, judeus, gregos e romanos. Até a Bíblia cita a figueira, quando Adão foi expulso do Éden e usou as folhas da árvore para esconder sua nudez.

Quem é a figueira na Bíblia?

“Então, Jesus contou a seguinte parábola: certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Então disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra?

O que é uma figueira brava na Bíblia?

A figueira brava pode representar as igrejas sem doutrina. Nesse tipo de igreja, o homem é o “cabeça”. São igrejas que geram frutos impróprios e de má qualidade para o consumo espiritual.

O que Jesus quis dizer com a figueira?

Amaldiçoando a figueira é um dos milagres de Jesus e está relatado em Marcos 11:12-14, Marcos 11:20-25 e em Mateus 21:18-22, não aparecendo em Lucas.

Qual a importância da figueira?

A figueira contribui ainda na recomposição de áreas degradadas e recuperação de matas ciliares. Além do que já citamos aqui, o fruto dessa árvore alimenta espécies animais, como por exemplo, aves, morcegos e peixes.