Qual o metabolismo do paracetamol?

Qual o metabólito tóxico do paracetamol?

Ajuda a prevenir a hepatoxicidade desativando o metabólito tóxico NAPQI do acetaminofen (N-acetil-p-benzoquinona imina) antes de que cause dano às células hepáticas. No entanto, ela não reverte o dano já causado às células hepáticas.

Por que o paracetamol é hepatotóxico?

O paracetamol desenvolve lesão hepática através de seu metabólito intermediário, resultante da biotransformação hepática. Normalmente, este metabólito reage com o grupamento sulfidril da glutationa e é excretado como mercapturato.

Qual é a meia vida do paracetamol?

Biotransformação: o paracetamol é metabolizado principalmente no fígado (90-95%), por conjugação com ácido glicurônico, ácido sulfúrico e cisteína. Meiavida: a meiavida sérica da fase terminal em humanos é de 1 a 4 horas; não é alterada em casos de insuficiência renal, mas pode ser prolongada na superdosagem aguda.

Como o paracetamol age no organismo?

O paracetamol pode ser absorvido pelo corpo e, então, ser distribuído pelos tecidos. Quando ele atinge o seu alvo, pode efetuar a ação desejada e se transformar em um produto pronto para ser eliminado do corpo. O seu mecanismo de ação age bloqueando os processos orgânicos que causam a dor e a febre (enzima COX2).

O que são metabolitos tóxicos?

O metabolismo de fármacos, tão importante para a excreção de substâncias, apresenta o seu lado perverso como resultado da oxidação microssômica. A partir da oxidação microssômica podem ser formados metabólitos tóxicos, que por sua vez podem formar ligação covalente e/ou não-covalente com moléculas-alvo.

Quantas doses de paracetamol é fatal?

A morte é extremamente improvável, exceto se a pessoa tomar mais de quarenta comprimidos de 325 mg. Por essa razão, uma superdosagem de paracetamol que cause uma toxicidade séria geralmente não é acidental.

Quais os danos que o paracetamol pode causar?

Os prejuízos da superdosagem (dose única acima de 12 g) podem aparecer entre poucas horas e até cinco dias depois da ingestão da substância na forma de náusea, vômito, confusão mental e danos ao fígado, que podem chegar à falência e exigir um transplante.

Quais são os efeitos colaterais do paracetamol?

Urticária, eritema, prurido, reações de hipersensibilidade incluindo anafilaxia, aumento das transaminases e erupção fixa medicamentosa. Caso ocorra uma reação alérgica, o medicamento este medicamento deve ser descontinuado.

Quanto tempo dura o efeito do paracetamol?

O início da atividade analgésica do paracetamol se dá cerca de meia hora após a ingestão oral, com duração média de 4 horas. O pico de concentração sanguínea desta substância ocorre em 45 a 60 minutos, podendo variar significativamente de acordo com cada organismo.

Quanto tempo leva para o paracetamol sair do organismo?

Para uma dose de 1000mg, o pico do nível de paracetamol no sangue é de 20mg/litro, e ocorre entre 30 minutos a 2 horas após a ingestão. O tempo de meia vida no organismo é de cerca de 2 horas.

Quanto tempo paracetamol sai do organismo?

“A duração desse efeito é de cerca de 3 a 4 horas”, completa a farmacêutica.

Quais são os metabólitos?

Existem três grandes grupos de metabólitos secundários: terpenos, compostos fenólicos e alcalóides (Fig. 2). Os terpenos são feitos a partir do ácido mevalônico (no citoplasma) ou do piruvato e 3-fosfoglicerato (no cloroplasto). Os compostos fenólicos são derivados do ácido chiquímico ou ácido mevalônico.

O que é um metabólitos?

É o produto do metabolismo das mais diversas substâncias em organismos vivos. Em resumo, seria o resíduo que sobra depois que o organismo aproveita a parte útil do alimento. Por exemplo, você ingere proteína. Por sua vez, o organismo transforma a proteína em aminoácidos.

Quantos comprimidos pode causar morte?

A superdosagem de 2 gramas a 3 gramas da substância, o equivalente ao consumo de mais de 50 comprimidos de uma vez, pode levar ao delírio, coma e até ao óbito.