Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos?

Qual o mecanismo de ação do aminoglicosídeos?

Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos? Os aminoglicosídeos são inibidores da síntese das proteínas e têm como local de ação a subunidade 30S do ribossoma bacteriano. A sua ligação a um determinado local do rRNA 16S da subunidade 30S do ribossoma reflete-se na tradução do mRNA.

Como agem os antibióticos aminoglicosídeos?

Os antibióticos aminoglicosídeos ligam-se ao ribossoma bacteriano, inibindo irreversivelmente a síntese proteica, e, a par do seu amplo espectro de ação antibacteriana, têm como vantagens terapêuticas a sua atividade bactericida, o seu efeito pós-antibiótico, uma farmacocinética relativamente previsível e o sinergismo …

Em qual local da bactéria agem os aminoglicosídeos?

O local de ação é a subunidade 30s dos ribossomo, que é composto por vinte e uma proteínas e uma molécula 16s de ARN. O antibiótico aminoglicosídeo liga-se à proteína 12s na subunidade 30s ribossômica, o que leva a um erro de leitura do código genético.

Qual a principal contraindicação dos aminoglicosídeos?

Contraindicações. Os aminoglicosídios são contraindicados para os pacientes alérgicos.

Qual o mecanismo de ação das sulfonamidas?

SulfonamidasMecanismo de Ação São inibidores competitivos da enzima bacteriana (diidropteroatosintetase) responsável pela incorporação do PABA no ácido diidropteróico, precursor imediato do ácido fólico (ácido dihidrofólico). São bacteriostáticos.

Como agem as polimixinas?

As polimixinas são consideradas drogas bactericidas, tendo como mecanismo de ação a interferência na propriedade de permeabilidade seletiva da membrana citoplasmática bacteriana. Ligam-se aos constituintes lipoproteicos da membrana, destruindo sua barreira osmótica seletiva.

Quais são os antibióticos aminoglicosídeos?

As principais drogas utilizadas atualmente em nosso meio, além da estreptomicina, são: gentamicina, tobramicina, amicacina, netilmicina, paramomicina e espectinomicina.

Quando usar aminoglicosídeos?

Aminoglicosídeos são antimicrobianos usados principalmente no tratamento de pacientes com infecções graves causadas por bactérias gram-negativas aeróbias. São ineficazes contra anaeróbios1. Os principais representantes de uso corrente são gentamicina, amicacina, estreptomicina e tobramicina.

Como age a clindamicina?

A clindamicina é usada para tratar infecções bacterianas sérias, incluindo algumas infecções que são resistentes a outros antibióticos. A clindamicina age impedindo que as bactérias produzam as proteínas que necessitam para crescer e se multiplicar.

São fatores de risco da nefrotoxicidade dos aminoglicosídeos?

Fatores de risco para nefrotoxicidade relacionados ao paciente, ao aminoglicosídeo e ao uso de outras drogas. Entre os fatores relacionados ao paciente temos idade avançada [46], doença renal preexistente [47], hipotensão, depleção de volume e disfunção hepática [48,49].

Quais os principais efeitos tóxicos das tetraciclinas?

Efeitos adversos das tetraciclinas As tetraciclinas apresentam efeitos tóxicos para o fígado, sistema hematopoiético e para o feto. Por via IM, provocam dor, eritema e enduração local, o que limita o seu uso por esta via, especialmente em tratamentos prolongados.

Qual é o mecanismo de ação das fluoroquinolonas?

(2001), o mecanismo de ação das fluorquinolonas se dá pela inibição da DNA girase (também denominada topoisomerase II), a enzima que produz superespiralamento negativo no DNA. Essas drogas são seletivas para a enzima bacteriana, visto que esta difere estruturalmente da enzima dos mamíferos.

Qual o mecanismo de ação dos macrolídeos?

Mecanismos de Ação dos Macrolídeos Os antibióticos macrolídeos são agentes bacteriostáticos, que inibem a síntese de proteínas através de sua ligação às subunidades ribossômicas 50S de microrganismos sensíveis, no local de ligação do cloranfenicol e da clindamicina ou muito próximo dele.

Onde atuam as polimixinas?

Mecanismo de ação As polimixinas atuam nas membranas externa e citoplasmática das bactérias, sendo moléculas anfipáticas (possuem região hidrofílica e região hidrofóbica), atuando semelhantemente a detergentes catiônicos simples.