Qual o mecanismo de ação da teofilina?

Qual o mecanismo de ação da terbutalina?

A terbutalina é um agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores β2, produzindo relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, inibição da liberação de espasmógenos endógenos, inibição do edema causado por mediadores endógenos, aumento da depuração mucociliar e relaxamento do músculo uterino.

Qual é a margem terapêutica da teofilina?

A concentração considerada terapêutica para teofilina, quando usada como broncodilatador, normalmente é de 10 a 20 mcg/mL (44 a 111 micromol/L).

Qual a diferença entre teofilina e aminofilina?

A aminofilina é um complexo da teofilina com etilenodiamina que e libera prontamente a teofilina no organismo. Portanto, apresentam perfil de ação e de efeitos colaterais semelhantes. Existe controvérsia quanto à efetividade do uso de xantinas (teofilina / aminofilina) para o tratamento da asma persistente grave.

Qual o mecanismo de ação das metilxantinas?

Mecanismo de Ação: As metilxantinas podem atuar por inúmeros mecanismos, incluindo a translocação de cálcio extracelular, o aumento no monofosfato cíclico de adenosina (AMPc) e monofosfato cíclico de guanosina (GMPc), causados pela inibição de fosfo-diesterase, e o bloqueio de receptores à adenosina.

Qual é a função da Terbutalina?

Para que serve o Sulfato de Terbutalina? O Sulfato de Terbutalina é usado, principalmente, no tratamento de bronquite asmática, caracterizada por crises com dificuldade de respiração e chiado.

Quais os efeitos da Terbutalina?

As reações adversas relatadas são todas características das aminas simpatomiméticas, como: tremor, nervosismo, palpitação, dor de cabeça, cãibras musculares; náusea ou boca seca; distúrbios do sono e de comportamento (p. ex.: agitação, hiperatividade e inquietação).

Qual a indicação terapêutica da teofilina?

Teofilina é destinado ao tratamento e prevenção de broncoespasmo devido à asma e doença obstrutiva crônica de vias aéreas. Teofilina não é indicado para o tratamento da crise de asma ou broncoespasmo agudo. A Teofilina não deve ser utilizada como fármaco de primeira escolha no tratamento de asma em crianças.

Para que serve sulfato de teofilina?

Teofilina + Sulfato de Efedrina, para o que é indicado e para o que serve? Este medicamento é destinado ao uso, tanto supressivo quanto terapêutico, como broncodilatador na asma brônquica e no broncoespasmo reversível que pode ocorrer na bronquite e no enfisema (doença pulmonar obstrutiva crônica).

O que é e para que serve aminofilina?

Para que serve Aminofilina Comprimido Teuto A aminofilina é indicada para doenças caracterizadas por broncoespasmo, como a asma brônquica ou o broncoespasmo associado com bronquite crônica e enfisema.

Porque aminofilina emagrece?

Fenilpropanolamina, efedrina, aminofilina,cafeína: São substâncias consideradas termogênicas, isto é, são produtoras de calor e aceleram o metabolismo.

Para que serve a metilxantina?

estimulação do Sistema Nervoso Central (células corticais) relaxamento da musculatura lisa de brônquios e bronquíolos (tratamento da asma) relaxamento da musculatura lisa de vasos sanguíneos.

Quais são as metilxantinas?

As metilxantinas mais utilizadas na medicina são as cafeínas presentes no café, teofilinas presentes em chás e teobromina encontradas no cacau. A teofilina e teobromina mesmo possuindo amina em suas estruturas não tem caráter básico e sim ácido, já a cafeína forma sais ácidos .

Onde aplicar Terbutalina?

O sulfato de terbutalina é aplicado através da via subcutânea (injeção debaixo da pele ) ou por infusão (administração contínua do medicamento diluído em soro por via endovenosa). Um profissional da saúde irá aplicar este medicamento.

Quais os efeitos colaterais da terbinafina?

Reações muito comuns (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça, náuseas, dor abdominal leve, desconforto estomacal após refeição (azia), diarreia, inchaço ou flatulência (sensação de plenitude gástrica), perda do apetite, erupções cutâneas (comichão), dores musculares e nas …