Qual o bairro do Museu da Misericórdia?

Que bairro está localizado o Museu da Misericórdia?

A Irmandade já esteve alojada no Largo da Misericórdia, Chácara dos Ingleses e Rua da Glória, até ser inaugurado em 1884 o Hospital Central no bairro de Santa Cecília.

Quando o Museu da Misericórdia foi inaugurado o que possui e qual sua localização?

Inaugurado em 2006 pela Santa Casa da Bahia, o museu foi instalado em um palacete do século XVII que já abrigou o primeiro hospital da cidade – também fundado pela Santa Casa. O espaço possui acervo que contextualiza diretamente com a história da Bahia e do Brasil.

Quantas peças têm o acervo do Museu da Misericórdia?

Instalado em palacete do século XVII que já abrigou o primeiro hospital da cidade – fundado pela Santa Casa -, possui rico acervo, composto por 3.874 peças, classificadas em diversas categorias, como alfaia, mobiliário, pinacoteca e imaginária.

Quais outras atividades acontecem no Museu?

Atualmente, os museus atuam como centros culturais e reúnem atividades com música, dança, teatro, fotografia, literatura e gastronomia, entre outras, abertas à participação do público. Além de apreciar as exposições, o público pode aproveitar os eventos gratuitos ou de baixo custo oferecidas pelas organizações.

Qual é o bairro do monumento da Cruz Caída?

O monumento da Cruz Caída fica ao lado do elevador Lacerda, no Bairro da Sé em Salvador. Foi erguido em 1999 por um escultor baiano e simboliza uma antiga igreja que havia no local, que datava de 1552 e foi demolida em 1933 para a passagem de bonde no local.

Qual o bairro do monumento da Cruz Caída?

O Monumento da Cruz Caída está localizado na Sé, bairro da região central da cidade de Salvador, no Estado da Bahia, erguida em homenagem à antiga Igreja da Sé. Foi inaugurado em 1999, em comemoração aos 450 anos de fundação de Salvador.

Em que bairro está localizado o monumento da Cruz Caída?

O monumento da Cruz Caída fica ao lado do elevador Lacerda, no Bairro da Sé em Salvador. Foi erguido em 1999 por um escultor baiano e simboliza uma antiga igreja que havia no local, que datava de 1552 e foi demolida em 1933 para a passagem de bonde no local.

Quais são os bairros mais antigos de Salvador?

Pelourinho
Pelourinho, é o centro histórico de Salvador. É o bairro mais antigo de Salvador e tem muitos pontos turísticos, as igrejas, ruas com comercio de artesanato local, barzinhos e restaurantes, museus etc.

Quais os estilos arquitetônicos encontrados no Museu da Misericórdia?

Barroco, rococó e neoclássico são alguns dos estilos arquitetônicos encontrados nos objetos e na própria construção. Neste espaço, acontecem celebrações religiosas da Irmandade e de eventos, além da locação do espaço para casamentos e batizados.

Quais outras atividades acontecem também no Museu do planetário?

Com o objetivo de difundir a Astronomia, as ciências afins e desenvolver projetos culturais, a Fundação Planetário conta com diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras e exposições.

Quais são as atividades educacionais oferecidas pelo Museu Catavento?

O Programa Educativo do Museu Catavento promoveu atividades de formação, formatação de parcerias, visitas educativas, treinamentos, estágios técnicos, além de elaboração de material educativo para as atividades e exposições.

Qual bairro fica o Elevador Lacerda?

Elevador Lacerda

Localização Salvador, Brasil
Endereço Praça Tomé de Souza e Praça Cairu Salvador Brasil
Coordenadas 12° 58′ 27″ S, 38° 30′ 47″ O

Qual o significado do monumento Cruz Caída em Salvador?

Inaugurada em 1999, a Cruz Caída homenageia o desaparecimento desta antiga Igreja da Sé, a Primacial do Brasil. O monumento foi construído pelo artista baiano Mário Cravo Júnior (1923 – 2018), tem 12m de altura e faz referências plásticas à grandeza e à monumentalidade arquitetônica da antiga igreja.

Quais são os primeiros bairros de Salvador?

As primeiras habitações de Salvador como cidade foram construídas onde hoje é o Pelourinho. Conforme Jaime Nascimento, pequenos barracos feitos com madeira e taipa (lama batida), cercados por um grande muro, abrigavam o governador, os operários, os conselheiros e os jesuítas, que vieram com eles.