Qual é o objetivo do Oralismo?

Qual o principal objetivo do oralismo?

Isto significa que o objetivo do Oralismo é fazer a reabilitação da criança surda em direção à normalidade. A educação oral requer um esforço total por parte da criança, da família e da escola.

O que é o oralismo?

O método oralista objetivava levar o surdo a falar e a desenvolver a competência linguística oral, o que lhe permitiria desenvolver-se emocional, social e cognitivamente do modo mais normal possível, integrando-se como um membro produtivo do mundo dos ouvintes.

Quais são as principais características do oralismo?

O oralismo tem como característica principal a ideia de que o surdo necessita aprender a língua oral de seu país (no nosso caso o português), podendo assim integrar-se à comunidade ouvinte. O oralismo percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação auditiva.

O que é oralismo como metodologia na educação de surdos?

De acordo com Goldfield (1997) o Oralismo ou filosofia oralista visa a integração da criança com surdez na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o português).

Quem defendia o oralismo?

Oralismo é um método de ensino para surdos, defendido principalmente por Alexander Graham Bell (1874-1922).

Quais as principais características do oralismo a comunicação total e o Bilinguismo?

O oralismo, a comunicação total e o bilinguismo sem dúvidas são as principais abordagens educacionais no ensino do surdo utilizado em grande parte do mundo. Com características próprias quanto à concepção do sujeito surdo, a surdez, a língua de sinais, a cultura, entre outros.

O que foi o oralismo para as comunidades surdas?

Oralismo é um método de ensino para surdos, defendido principalmente por Alexander Graham Bell (1874-1922). Este método considera que a maneira mais eficaz de ensinar o surdo é através da língua oral ou falada, utilizando treino da fala, da leitura labial (oralização) e treino auditivo.

O quê oralismo e Bilinguismo?

O Oralismo, a Comunicação total e o Bilinguismo são as abordagens de ensino que mais influenciaram e ainda influência a concepção sobre o sujeito surdo, a língua de sinais e a cultura surda. Na abordagem oralista o foco era fazer os estudantes a oralizar, tornando-os parecidos com os ouvintes.

Quais as principais características do oralismo comunicação Total E o Bilinguismo?

O oralismo, a comunicação total e o bilinguismo sem dúvidas são as principais abordagens educacionais no ensino do surdo utilizado em grande parte do mundo. Com características próprias quanto à concepção do sujeito surdo, a surdez, a língua de sinais, a cultura, entre outros.

Como se caracteriza a filosofia educacional oralista?

A filosofia educacional oralista teve como princípio instruir o surdo a oralizar, para que assim ele pudesse ser incluído na comunidade, são utilizados neste processo metodologias que forçavam o surdo a língua oral e não respeitavam suas limitações.

Quais as estratégias metodológicas são necessárias para a aprendizagem dos alunos surdos?

Trabalhar com filmes, manchetes de jornais, textos literários, programas televisivos, de modo a tornar a aprendizagem mais significativa para todos os alunos. Se essas táticas ajudam os alunos ouvintes a um melhor entendimento das atividades propostas, para os alunos surdos elas são ainda mais imprescindíveis.

Quais as vantagens do oralismo?

Uma das vantagens do oralismo seria a possibilidade do surdo se comunicar com pessoas que não sabem liguagem de sinais, porém a desvantagem é que nem todas pessoas nessas condições são capazes de desenvolver a oralidade.

Quem elegeu a supremacia do oralismo?

A organização do Congresso de Milão foi uma clara intenção de assegurar a hegemonia do oralismo. A seleção dos participantes do Congresso foi extremamente cuidadosa para garantir que a maioria das pessoas ali presentes fossem a favor do oralismo e reagissem negativamente aos discursos a favor das línguas gestuais.

Quem votou a favor do oralismo e a proibição do uso de sinais?

Em sua história, é importante o marco que foi o Congresso de Milão, 1880, em que educadores ouvintes de várias partes do mundo votaram a favor do método oralista e proibiram a utilização das línguas de sinais.