Qual é a função da Excitatriz em um gerador?

Qual a função de uma Excitatriz?

As excitatrizes têm a função de manter as condições de carga e a tensão do gerador constantes em todo o processo produtivo. Esta finalidade é alcançada pois a excitatriz gerador envia ao campo do alternador níveis de corrente de excitação.

O que é excitação nos geradores elétricos?

Os sistemas de excitação podem ser definidos como o sistema que fornece corrente de campo para o enrolamento do rotor de um gerador.

O que é Excitatriz de um motor?

Recebendo acionamento pelo Motor Diesel através de engrenagens, este elemento gera corrente contínua de baixa tensão, usada para alimentar o campo de excitação do geração principal. Este elemento, bem como a rotação do Motor Diesel, é controlado pela alavanca de aceleração do Controlador Mestre.

Como é produzida a excitação em um gerador e para que serve?

O sistema de excitação Brushless consiste de uma excitatriz de corrente alternada e um retificador rotativo montado no mesmo eixo do gerador. A excitatriz se assemelha a uma máquina de corrente contínua sem comutador, com enrolamento de campo no estator e armadura no rotor.

O que é uma Excitatriz estática?

Indicado para Geradores Estáticos (com Escovas), a função dela é manter a tensão de saída do gerador sempre constante, independente das oscilações de carga e rotação, sempre dentro dos patamares corretos do gerador.

Como funciona um gerador elementar?

O gerador elementar consiste de uma espira de fio disposta de tal modo que pode ser girada em um campo magnético estacionário. Este movimento causa a indução de corrente na espira. Para ligar a espira a um circuito externo que aproveite a f.e.m. induzida, são usados contatos deslizantes.

O que é PMG em um gerador?

A excitatriz auxiliar ou PMG (Permanent Magnets Generator) é um gerador trifásico com rotor constituído por ímãs, que são seus pólos de excitação, acoplado ao eixo da máquina principal. O estator, constituído de chapas, possui um enrolamento trifásico para alimentação do regulador de tensão.

Quais são as partes que compõem um gerador de eletricidade?

Conheça as partes de um grupo gerador de energia elétrica com esse artigo

  • Sistema de combustível. O sistema de combustível consiste em tubos que realizam o transporte do combustível entre o tanque e o motor.
  • Motor. …
  • Bateria. …
  • Alternador. …
  • Controle de velocidade. …
  • Painel de controle.

8 de jan. de 2021

Como funciona um gerador síncrono?

Um gerador síncrono tem o mesmo princípio de funcionamento e composição muito parecida de um motor síncrono. Para a geração de corrente elétrica é necessário utilização de uma fonte de campo magnético variável. Isso é feito acoplando ímãs permanentes ou eletroímãs ao rotor.

Qual a função do enrolamento de Interpolo?

Além disso, o interpolo possui a finalidade de diminuir o faiscamento do anel comutador, uma vez que esse enrolamento auxilia no processo de comutação, impedindo assim o desgaste excessivo das escovas e do comutador.

Como a energia é gerada em um gerador síncrono?

O gerador síncrono é um dos tipos mais comuns de equipamentos para geração de energia elétrica. Seu princípio básico de funcionamento consiste em transformar a energia mecânica, ou de rotação, em energia elétrica. O gerador síncrono é um dos tipos mais comuns de equipamentos para geração de energia elétrica.

Como funciona o gerador de corrente contínua?

Os geradores CC são fontes de tensão, em que: O torque eletromagnético, desenvolvido nos condutores percorridos por corrente, se opõe à rotação da máquina primária, de acordo com a Lei de Lenz. A tensão gerada induzida na armadura, auxilia e produz corrente na mesma.

Onde é utilizado gerador CA?

Os geradores de corrente alternada são bastante comuns na produção de energia elétrica e também são utilizados em diversas aplicações, principalmente pela facilidade de modificar os valores de energia produzidos com o auxílio de transformadores.

O que é uma corrente AC?

A corrente alternada (CA ou AC – do inglês alternating current) é uma corrente elétrica caracterizada por sua intensidade e direção que variam periodicamente – ao contrário da corrente contínua –, sendo capaz de ser transportada por longas distâncias, portanto, sendo a mais utilizada em grandes potências.