Qual é a definição da reatância indutiva?

Qual a função da reatância indutiva?

Damos o nome de Reatância à oposição ao fluxo de corrente elétrica sem a dissipação de energia, de forma distinta da resistência elétrica, que também é uma oposição à passagem da corrente, porém com dissipação de energia na forma de calor.

Como podemos identificar a reatância indutiva?

Resumo da Reatância Indutiva

  1. A reatância indutiva é como uma resistência do indutor à passagem de corrente alternada.
  2. Não ocorre dissipação de calor por conta da reatância.
  3. A reatância aumenta com o aumento da frequência ou da indutância.
  4. A reatância diminui com a diminuição da frequência ou da indutância.

O que é reatância indutiva e capacitiva?

Reatância (AO 1945: reactância) é uma oposição natural de indutores ou capacitores à variação de corrente elétrica e tensão elétrica, respectivamente, de circuitos em corrente alternada. … É dividida em reatância indutiva, originada nos indutores, e capacitativa, nos capacitores.

Qual a definição de reatância símbolo e unidade de medida?

Para distinguir a reatância indutiva da reatância capacitiva, usamos o símbolo XL para REATÂNCIA INDUTIVA. A oposição oferecida por uma bobina é por isso conhecida como reatância (X) e é medida em ohms.

Para que serve a reatância?

A reatância trifásica é utilizada para reduzir o conteúdo harmônico da corrente, o que ajuda a impedir e prevenir as perdas eletrônicas com o sobreaquecimento dos componentes, assim como cabos, banco de capacitores, motores, transformadores, retificadores, inversores de freqüência, para a limitação de corrente.

Qual o valor da reatância indutiva?

XL = 2. Na expressão, XL é a reatância indutiva em ohms (Ω); 2π é uma constante (6,28); f é a freqüência da corrente alternada em hertz (Hz) e L é a indutância do indutor em henrys (H).

Como saber se o circuito e indutivo ou capacitivo?

O circuito pode ser considerado indutivo quando a tensão esta atrasada em relação a corrente. Em um circuito RLC isso ocorre quando a reatância indutiva é maior que a reatância capacitiva. Em um circuito não há a ação da reatância capacitiva temos que a tensão está 90° adiantada em relação a corrente.

O que é reatância capacitiva e reatância indutiva e impedância?

REATÂNCIA INDUTIVA E CAPACITIVA. Chamamos de resistência efetiva de um circuito de corrente alternada ao conjunto de fatores que determinam a conversão de energia elétrica em calor. … Em outros termos, a impedância é a soma vetorial das reatâncias com a resistência efetiva do circuito.

Como calcular reatância indutiva e capacitiva?

Quando uma tensão alternada V é aplicada a um capacitor C, podemos medir a tensão VC e a corrente IC no capacitor. A reatância capacitiva XC do capacitor é definida como sendo XC = VC/IC (ohms). A reatância indutiva XL é definida por XL = VL/IL e também é expressa em ohms.

O que é reatância capacitiva e qual é a sua unidade de medida?

Essa reatância capacitiva é inversamente proporcional a frequência da corrente. É medida em ohms e é igual à recíproca do inverso do produto de 2π pela freqüência em hertz e pela capacitância em farads, onde Xc < 0.

Qual a diferença entre reatância e impedância?

Exemplo de uso da palavra Impedância: Tem a natureza de fluxo magnético e se chama reatância, cujo símbolo é X. A soma da resistência elétrica mais a reatância, isso na álgebra complexa, se chama impedância.

O que é a reatância e impedância?

A impedância é a resistência (ou oposição) de um circuito à corrente alternada e sua unidade de medida é o “ohm”. … A reatância (X) é a redução da passagem de corrente causada por campos elétricos e magnéticos que se opõem às mudanças da corrente elétrica ou tensão.

Como se calcula a reatância indutiva total de um circuito série?

A fórmula completa para o cálculo da reatância indutiva é XL = 2πƒL, onde L é a indutância, medida em Henries (H)….Além disso, é possível medir a resistência de um componente facilmente com auxílio de um multímetro.

  1. ΔV é a tensão, medida em Volts (V). …
  2. I é a corrente, medida em Ampères (A).

Como medir o valor de um indutor?

A seguir o resumo das fórmulas que se aplicam ao cálculo do indutor:

  1. F = n . i; (fórmula 1)
  2. Ø = B . A; (fórmula 2)
  3. ℜ = lm / ( µ . A ); (fórmula 3)
  4. ℜ = 1 / AL; (fórmula 4)
  5. F = ℜ. Ø; (fórmula 5)
  6. L = (n . Ø) / I; (fórmula 6)
  7. L = AL . n2; (fórmula 7)
  8. V = L. Δi/Δt; (fórmula 8)