Qual a inervação do estômago?

Quem inerva o estômago?

O estômago é um órgão do aparelho digestivo especializado em acumular e digerir a comida que ingerimos. Sua anatomia é bem complexa e ele é dividido em quatro partes, possui duas curvaturas e recebe seu suprimento sanguíneo principalmente pelo tronco celíaco. A inervação é feita pelo nervo vago e pelo plexo celíaco.

Como é feita a inervação do sistema digestório?

O trato gastrointestinal é inervado por dois componentes nervosos distintos, que, no entanto, são interligados. A inervação extrínseca é realizada pelo sistema nervoso autônomo, representado por neurônios simpáticos, parassimpáticos e neurônios aferentes viscerais.

Qual a responsabilidade do estômago?

Função. A principal função do estômago é transformar o bolo alimentar em quimo (massa pastosa de caráter ácido) e iniciar a digestão das proteínas através da produção de suco gástrico, além de absorver pequenas quantidades de água e as substâncias dissolvidas nela.

Quem irriga o estômago?

O fundo gástrico é irrigado por anastomoses entre diversas artérias, chamadas de artérias gástricas curtas e posteriores, que são ramos da artéria esplênica. Entendeu a irrigação arterial do estômago?

O que o nervo vago inerva?

Anatomia do nervo vago Durante o trajeto do nervo vago, este inerva a faringe, laringe, coração e outros órgãos, sendo através dele que o cérebro percebe como estão estes órgãos e regulariza diversas de suas funções.

Qual nervo inerva o esôfago?

nervo vago
As partes compostas por músculo liso do corpo do esôfago são inervadas pelo nervo vago, que controla o peristaltismo sob condições fisiológicas. A inervação neural do esôfago é realizada pelo plexo mioentérico (Auerbach), localizado entre as duas camadas musculares; e pelo plexo submucoso de Meissner [Figura 1].

Como ocorre o processo de digestão dos alimentos?

A digestão química é um processo que ocorre com a ação de enzimas. Ela inicia-se na boca com a ação da enzima amilase, que está presente na saliva e faz a digestão do amido. No estômago, ocorre a ação do suco gástrico, constituído por ácido clorídrico e pela enzima pepsina, que atua na digestão das proteínas.

Como funciona o sistema digestivo?

No sistema digestivo humano, o alimento ingerido percorre vários órgãos, como a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, os intestinos delgado e grosso e, por fim, o ânus. Nesse processo, a comida sofre transformações mecânicas e químicas até que esteja preparada para ser absorvida pelas células.

Para que serve o estômago dos seres vivos?

Estômago. No estômago, o alimento se mistura a uma solução aquosa chamada de suco gástrico, que contém ácido clorídrico. A principal enzima do suco gástrico é a pepsina. Utilizada para digerir proteínas, essa enzima começa a quebrar as ligações químicas entre certos aminoácidos.

Qual é o papel da digestão?

O sistema digestório, também chamado de digestivo ou gastro-intestinal (SGI) é um dos principais sistemas do corpo humano e é responsável pelo processamento dos alimentos e absorção de nutrientes, permitindo o bom funcionamento do organismo.

Quais artérias são responsáveis pela vascularização do estômago?

O estômago é vascularizado por ramos do tronco celíaco, que incluem as artérias gástricas direita, esquerda, curtas e posteriores e as artérias gastro-epiplóicas direita e esquerda.

Quem irriga a curvatura menor do estômago?

Vascularização Arterial O tronco celíaco origina 3 ramos, sendo eles: a artéria gástrica esquerda, artéria esplênica e artéria hepática comum. A vascularização arterial da curvatura menor se dá por anastomose da artéria gástrica esquerda, e da artéria gástrica direita, ramo da artéria hepática comum.

Quais os ramos do nervo vago?

Devido a sua grande distribuição pelo corpo, ele possui 10 ramos: meníngeo, auricular, faríngeo, laríngeo, cardíaco, pulmonar, esofágico, gástrico, celíaco e hepático.

Qual nervo é responsável pela inervação?

O nervo mediano representa um dos ramos terminais do plexo braquial (um conjunto de nervos que inervam, ou seja, comunicam atividade motriz principalmente ao membro superior) com origem dos fascículos medial e lateral.