Qual a função da ponte no tronco encefálico?

Qual a função da ponte do tronco encefálico?

A ponte irá atuar no controle da respiração. É o centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e a passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro até a medula; Bulbo: É chamado também de bulbo raquídeo ou medula oblonga. Seu formato parece um cone e se localiza na parte mais caudal do tronco encefálico.

Qual é a função da ponte?

A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores. O córtex sensorial coordena os estímulos vindos de várias partes do sistema nervoso.

O que é a ponte cerebral?

Ponte Cerebral Ela é a porção central do tronco cerebral interposta entre o bulbo e o mesencéfalo. As funções da ponte (protuberância) cerebral são variadas e envolvem sono, respiração, deglutição, audição, controle da bexiga, equilíbrio e gustação, entre tantas outras funções motoras.

Quais são as principais funções do mesencéfalo da ponte e do cérebro?

O mesencéfalo é uma estrutura situada entre a ponte e o cerebelo. É responsável pelas funções da visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo. É a parte localizada entre o mesencéfalo e o bulbo.

O que é ponte anatomia?

A “ponte”, no tronco encefálico, encontra-se situada entre o mesencéfalo, cranialmente e o bulbo ( ou medula oblonga ) distalmente. Em tal situação anatômica, encontra-se localizada ventralmente ao cerebelo e sobre a parte basilar do osso occipital.

Quais os limites da ponte?

Tem a forma de um cone e é a parte mais caudal do tronco encefálico. Sua parte inferior está ligada à medula espinhal e a parte superior à ponte. Seu limite superior se encontra no nível do sulco bulbo-pontino (margem inferior da ponte) e seu limite inferior se encontra no nível do forame magno.

Onde se localiza a ponte no cérebro?

A “ponte”, no tronco encefálico, encontra-se situada entre o mesencéfalo, cranialmente e o bulbo ( ou medula oblonga ) distalmente. Em tal situação anatômica, encontra-se localizada ventralmente ao cerebelo e sobre a parte basilar do osso occipital.

Qual a importância clínica da ponte?

É importante para informar a posição da nossa cabeça e para a realização dos reflexos que coordenam os movimentos da cabeça com os do olho.

Quais as estruturas da ponte?

Estrutura da ponte É formada por uma parte ventral, ou base da ponte, e uma parte dorsal, ou tegmento da ponte. O tegmento da ponte tem estrutura muito semelhante ao bulbo e ao tegmento do mesencéfalo. Já a base da ponte tem estrutura muito diferente das outras áreas do tronco encefálico.

Quais são as estruturas do mesencéfalo?

O mesencéfalo pode ser dividido posteriormente em teto e anteriormente em pedúnculos cerebrais direito e esquerdo, cada um dos quais sendo subdivididos em tegmento e base por uma lâmina pigmentada, a substância negra.

Como se divide o mesencéfalo?

O mesencéfalo, analisado através de um corte transversal, pode ser dividido em três regiões:

  1. A parte basilar (ou base dos pedúnculos), anterior, correspondente aos pedúnculos cerebrais e substância negra.
  2. O tegmento (ou calote), situado posteriormente à substância negra e anteriormente à substância cinzenta central.

Quais nervos se originam na ponte?

No limite entre a ponte e o pedúnculo cerebelar médio, emergem as duas raízes do nervo trigêmeo, uma raiz maior, a sensitiva e uma raiz menor, a motora.

Como se divide a ponte?

A ponte. A ponte localiza-se entre o mesencéfalo e o bulbo. Situada ventralmente ao cerebelo, repousa sobre a parte basilar do osso occipital e o dorso da sela túrcica. Possui inúmeros feixes que convergem e formam o pedúnculo cerebelar médio, um de cada lado, e esses penetra no hemisfério cerebelar correspondente.

Quais nervos tem origem na ponte?

Possui diversos núcleos de importantes nervos cranianos, como o trigémeo, motor ocular externo, facial e auditivo.