Qual a diferença entre o indicativo é subjuntivo?

Qual a diferença entre o modo indicativo é subjuntivo?

Indicativo – exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo – exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.

O que é subjuntivo e exemplos?

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

O que é verbo indicativo exemplos?

O modo indicativo é utilizado para exprimir um fato ou ação habitual em sua certeza quando refere-se ao presente, passado e futuro. Este é o modo da oração principal. Em resumo, é usado: Para exprimir uma ação habitual: Às sextas-feiras vou à novena do meio-dia.

O que é o modo subjuntivo?

O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo. Logo, é muito comum ver o modo subjuntivo em orações subordinadas.

Quais são os verbos Subjuntivos?

Exemplos de verbos no subjuntivo Verbo usar: que ele use, se nós usássemos, quando eles usarem,… Verbo ser: que eles sejam, se nós fôssemos, quando eu for,… Verbo ter: que nós tenhamos, se eles tivessem, quando eu tiver,… Verbo sair: que tu saias, se eu saísse, quando nós sairmos,…

Quais são as formas nominais?

As formas nominais do verbo são:

  • Infinitivo: forma que expressa a ação em si.
  • Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação.
  • Particípio: forma que expressa o resultado da ação.
  • Infinitivo impessoal:essa forma manifesta a ação. …
  • Ajudar é a melhor forma de gratidão.
  • Rir é o melhor remédio.

Quais são os verbos subjuntivo?

Exemplos de verbos no subjuntivo Verbo usar: que ele use, se nós usássemos, quando eles usarem,… Verbo ser: que eles sejam, se nós fôssemos, quando eu for,… Verbo ter: que nós tenhamos, se eles tivessem, quando eu tiver,… Verbo sair: que tu saias, se eu saísse, quando nós sairmos,…

Quais são os tempos do subjuntivo?

O modo subjuntivo composto apresenta três tempos verbais:

  • pretérito imperfeito.
  • pretérito mais-que-perfeito.
  • futuro.
  • Conjugação dos verbos no modo subjuntivo composto.

Quando o verbo é indicativo?

O modo indicativo é usado para transmitir um acontecimento certo e real. Através dos tempos verbais do modo indicativo, é possível expressar uma ação de forma precisa e segura. O modo indicativo é um dos modos verbais, juntamente com o modo subjuntivo e o modo imperativo.

Como saber se a frase está no indicativo?

No presente do modo indicativo, o verbo é empregado das seguintes formas: a) Exprime fato atual ou simultâneo ao momento da enunciação, podendo exprimir, também, fato recorrente: Eu gosto de ler os livros de Shakespeare. Eu almoço no restaurante da esquina todos os dias.

Como conjugar o verbo estar no modo subjuntivo?

Subjuntivo

  1. Presente. que eu o esteja. que tu o estejas. que ele o esteja. que nós o estejamos. que vós o estejais. …
  2. Pretérito Imperfeito. se eu o estivesse. se tu o estivesses. se ele o estivesse. se nós o estivéssemos. …
  3. Futuro. quando eu o estiver. quando tu o estiveres. quando ele o estiver. quando nós o estivermos.

O que são os modos verbais?

Chamamos de modos verbais as atitudes expressas no momento da fala ou da escrita. São classificados em modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo.

Quais são os verbos?

Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.

Como se forma o presente do subjuntivo?

O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.