Qual a diferença de contusão e concussão?

Qual a diferença entre contusão e concussão?

Diferente da contusão, as concussões causam uma disfunção cerebral temporária, sem apresentar fratura do crânio ou feridas na cabeça. Elas podem ocorrer mesmo após um traumatismo crânio-encefálico menor, dependendo da intensidade com que o cérebro foi mobilizado no interior da caixa craniana.

O que é uma contusão cerebral?

As contusões cerebrais são lesões traumáticas do cérebro, habitualmente causadas por um impacto direto e violento na cabeça. Lacerações cerebrais são lacerações no tecido cerebral causadas por um objeto estranho ou fragmento ósseo impelido para dentro devido a uma fratura de crânio.

Quais os tipos de concussão?

Existem diferentes tipos de traumatismo craniano que causam lesão ou sofrimento cerebral em diferentes graus, podendo ser temporária ou permanente. Na concussão cerebral, a lesão cerebral atinge todo o órgão e, geralmente, ocasiona perda temporária de consciência.

O que é concussão medicina?

Concussão é qualquer lesão no cérebro que perturba seu funcionamento normal de forma temporária ou permanente. Os abalos são normalmente causados por um golpe ou choque na cabeça.

Quais os sintomas de contusão?

Sintomas da contusão Ela provoca sintomas como dor, inchaço, hematoma, vermelhidão e sensação de calor na região afetada. Esses incômodos podem passar em menos ou mais tempo, dependendo da intensidade da pancada sofrida.

O que é concussão e convulsão?

A concussão é uma lesão que se dá no encéfalo (cérebro, cerebelo e outras estruturas) após um choque muito forte na cabeça, podendo aparecer tanto nos esportes quanto no nosso dia-a-dia, em consequência de um traumatismo craniano ou cranioencefálico.

Quais são os sintomas de uma contusão?

Sintomas da contusão Ela provoca sintomas como dor, inchaço, hematoma, vermelhidão e sensação de calor na região afetada. Esses incômodos podem passar em menos ou mais tempo, dependendo da intensidade da pancada sofrida.

Qual o tratamento para contusão cerebral?

A maioria das contusões cerebrais são problemas pouco graves e podem melhorar apenas com descanso e uso de remédio analgésicos, como Acetominofeno ou Paracetamol, para aliviar a dor. Deve-se evitar anti-inflamatórios, como Aspirina ou Ibuprofeno, pois aumentam o risco de hemorragia cerebral.

O que uma concussão pode causar?

Concussão significa qualquer lesão leve na cabeça. Pode causar dor de cabeça, confusão, cansaço, mudanças de humor e náuseas. Se os sintomas ocorrem após um golpe na cabeça a pessoa deve receber um exame médico e deve ser observada cuidadosamente por 24 horas, caso apareçam sinais de uma lesão cerebral mais grave.

Como diagnosticar concussão?

É difícil diagnosticar a concussão com base nas características da lesão aguda e nos sinais e sintomas de apresentação. Cefaleia, lentificação e confusão mental e dificuldades com a memória são sintomas típicos. Os sintomas podem flutuar, mas geralmente cedem após 1 semana a 1 mês.

O que fazer em caso de concussão?

O descanso é a melhor forma de se recuperar de uma concussão cerebral. Isso significa evitar esforço físico geral, tanto físico quanto mental, até que os sintomas acabem. Pode ser recomendada a redução das horas de trabalho ou estudo até a recuperação total.

Quanto tempo dura contusão?

A contusão óssea/edema pode demorar pouco tempo como duas semanas ou até um ano para cicatrizar. A maioria das lesões que vemos – muitas vezes causadas por quedas ou lesões de esmagamento – vão curar dentro de duas a seis semanas.

Qual a principal característica que indica uma contusão *?

A contusão caracteriza-se por uma lesão traumática exercida sobre uma região do corpo por agente contundente na qual a pele resiste. Porém, a estrutura agredida nem sempre apresenta lacerações no meio externo, mantendo assim a continuidade da estrutura tecidual onde sofreu a lesão.

O que é uma convulsão?

Convulsão é a contratura involuntária da musculatura, que provoca movimentos desordenados. Geralmente é acompanhada pela perda da consciência. As convulsões acontecem quando há a excitação da camada externa do cérebro.