Qual a concepção de Karl Marx sobre educação?

Qual a concepção de educação para Karl Marx?

Marx entendia que a Educação deveria ser ao mesmo tempo intelectual, física e técnica. Essa concepção, chamada de onilateral (múltipla), difere da visão de Educação integral porque esta tem uma conotação moral e afetiva que, para Marx, não deveria ser trabalhada pela escola, mas por outros adultos.

Qual a concepção de educação de Max Weber?

Sobre o conceito de educação em Weber, pode-se elogiar o fato desse autor perceber o processo de burocratização e especialização desenfreados decorrentes do processo de racionalização do capitalismo. A educação nada mais é do que um sistema de treinamento que forma e introduz indivíduos no mercado de trabalho.

Quais foram algumas das propostas marxistas para a educação?

A educação marxista foi pensada no sentido da formação do homem omnilateral, nos três aspectos: mental, físico e técnico, com a inseparabilidade da educação da política, e da articulação entre o tempo livre e o tempo do trabalho.

Qual a contribuição da visão marxista sobre a educação para as escolas atuais?

Segundo ele a função social da educação é combater a alienação e a desumanização. Para isso seria necessário aprender competências que são indispensáveis para a compreensão do mundo físico e social. … Marx propõe uma sociedade livre das condições de contradição, das classes sociais e da exploração do trabalho.

Quais conceitos de Marx são fundamentais para a compreensão do processo de educação de uma perspectiva teórica marxista?

Pergunta 9 0,3 em 0,3 pontos Quais conceitos de Marx são fundamentais para a compreensão do processo de educação de uma perspectiva teórica marxista? Resposta Selecionada: d. Relações entre classes sociais e ideologia. … Ideologia e mais valia.

Quem educa o educador Marx?

Quem vai educá-los? A resposta de Marx é múltipla. Ele não concebe a educação como puramente instrucional. Os processos revolucionários são educadores, são destruidores da antiga ordem, mas também podem acabar abrindo espaço para a restauração, como foi o caso da Revolução Francesa.

Quais os tipos de educação de Max Weber?

Para Weber, existem três tipos fundamentais de educação: a) o tipo carismático, b) o tipo tradicional, e c) o tipo burocrático. Weber apresenta a finalidade de cada um tipo de educação. O tipo de educação carismática visa “despertar o carisma”, ou seja, “qualidades heróicas ou dons mágicos” (Weber, 1971: 482).

Quais as principais ideias de Max Weber?

Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.

Qual proposta de educação pode se pensar a partir do pensamento marxista?

A educação de modo específico, na compreensão marxista se fundamenta no materialismo histórico. Nesse sentido pressupõe que a educação de reveste em instrumento de socialização, de integração das pessoas em uma sociedade sem classes.

Quais as mudanças propostas pela visão marxista na interpretação da história?

Consoante à teoria marxista, a luta de classes que compõe a história da humanidade é uma luta material, baseada na produção, e essas constatação levou Marx a reconhecer que a análise sociológica é uma análise materialista e histórica, criando então o conceito de materialismo histórico dialético.

Qual a relação dos conceitos marxistas com a nossa sociedade atual?

“No âmbito das ciências sociais, a obra de Marx teve inúmeros desdobramentos. Ela serviu como modelo para a sociologia do trabalho, para a análise do Estado, para a investigação da arte e da cultura, para a crítica do capitalismo etc.

Qual foi a contribuição de Karl Marx para a sociedade?

As contribuições de Karl Marx a sociologia incluem os conceitos de materialismo dialético e alienação. Junto com Emile Durkheim e Max Weber, Marx é visto como um dos três fundadores das ciências sociais. … Marx foi um dos primeiros pensadores a reconhecer o impacto sociológico da economia e estratificação de classes.

Quais conceitos de Marx são fundamentais?

Marx diz que não é o trabalho que é explorado pela sociedade capitalista, mas sim a “força de trabalho” ou a capacidade de trabalho que um operário tem. Segundo as normas da economia capitalista, esta força de trabalho é paga pelo seu “valor”, e o salário é o que permite manter e reproduzir a força de trabalho.

O que é a perspectiva marxista?

O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.