Quais são os medicamentos bisfosfonatos?

Quais remédios são bisfosfonatos?

Os bisfosfonatos atualmente registra- dos no Brasil são: alendronato, iban- dronato, risedronato, pamidronato, clodronato e ácido zoledrônico.

Quais são os bifosfonatos orais?

Bifosfonatos (BPs) são fármacos utilizados para tratamento de várias doenças ósseas, tais como osteoporose, neoplasias malignas com metástase óssea, hipercalcemia maligna e mieloma múltiplo.

O que são os bifosfonatos?

Os bisfosfonatos são uma classe de medicamento utilizada na profilaxia e tratamento da hipercalcemia, doenças ósseas, como a osteoporose, doença de Paget e em algumas neoplasias, particularmente câncer ósseo metastático e mieloma múltiplo.

Quais medicamentos causam osteonecrose?

Introdução: A Osteonecrose dos maxilares associada ao uso de medicamentos (OMAM) é uma entidade clinica que advém do uso de fármacos antireabsortivos como os bifosfonatos e o denosumab, bem como de fármacos antiangiogénicos.

Quem toma Bifosfonato pode extrair dente?

Resultado: Observou-se com esta revisão de literatura os pacientes que fazem uso de bisfosfonatos e que pertencem aos diferentes grupos de risco para a realização de procedimentos odontológicos. O atendimento desses pacientes deve ser cuidadoso, visando minimizar a ocorrência da osteonecrose dos maxilares.

Como agem os bifosfonatos?

Estes medicamentos atuam, direta ou indiretamente, sobre os osteoclastos e osteoblastos, o que resulta na diminuição da remodelação óssea, além de apresentarem efeitos inibitórios sobre mediadores da inflamação inflamatório, podendo influenciar o processo de reparo de lesões ósseas.

Qual remédio substitui o alendronato?

Princípio Ativo: alendronato de sodio

Referência Princípio Ativo Similar Equivalente
Fosamax alendronato de sodio Alendrus
Fosamax alendronato de sodio Alenost
Fosamax alendronato de sodio Bonagran
Fosamax alendronato de sodio Boneprev

Quais os efeitos colaterais do alendronato sódico 70mg?

Podem ocorrer reações alérgicas, como urticária, ou inchaço da face, dos lábios, da língua e/ou garganta, que podem causar dificuldade de respiração ou de deglutição. Pacientes podem experimentar vertigem ou alterações no paladar.

Como funciona bifosfonatos?

Os bifosfonatos inibem a reabsorção óssea [osteoclastos], estimulando-os a sofrerem apoptose — morte celular programada — retardando assim, a absorção óssea. O tecido ósseo adulto é caracterizado pela presença de cálcio e fosfato, na forma de cristais de hidroxiapatita, na qual os BFs têm alta afinidade.

O que pode causar osteonecrose?

A osteonecrose é a morte de um segmento de osso causada pela perda de suprimento de sangue. A osteonecrose pode ser causada por uma lesão ou pode ocorrer espontaneamente. Os sintomas típicos incluem dor, limitação do movimento da articulação afetada e, quando a perna é afetada, claudicação.

Porque Bifosfonato causa osteonecrose?

A droga reduz a reabsorção óssea, estimula a atividade osteoblástica, assim como inibe o recrutamento e promove a apoptose de osteoclastos. A associação entre o uso dos bisfosfonatos e uma forma peculiar de osteonecrose dos maxilares tem sido relatada, principalmente, em pacientes submetidos a exodontias.

Quem toma remédio para osteoporose pode arrancar dente?

Eles também observaram que pacientes com osteoporose tomando bifosfonatos devem evitar cirurgia oral eletiva. Se, no entanto, um implante for inevitável, uma inserção pode ser bem-sucedida se realizada imediatamente após a remoção do dente. Os pesquisadores chamam isso de “modalidade de tratamento seguro”.

Quem toma tamoxifeno pode extrair dente?

Desconheço qualquer contraindicação de implantes dentários em pacientes usuárias de tamoxifeno. Pacientes usando bifosfonatos (como o Zometa) aí sim podem apresentar complicações dentárias, de forma que o dentista têm que estar ciente do uso desta medicação.

Quais as reações mais comumente relacionadas ao uso de bisfosfonatos?

No estudo Resultados de Saúde e Incidência Reduzida com Ácido Zoledrônico Uma vez Anual (HORIZON), os efeitos colaterais mais comumente relatados foram febres, sintomas de gripe, mialgia, cefaleia e artralgia, que ocorreram três dias após a primeira infusão em 32 por cento de indivíduos no grupo do ácido zoledrônico.