Quais são as Sub-regiões da região Nordeste?

Quais são os nomes das Sub-regiões do Nordeste?

Em virtude das distintas características físicas, sociais e econômicas que apresenta em seu território, o Nordeste se divide em quatro subregiões: Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata.

O que é Sub-região do Nordeste?

Com distintas características físicas, sociais e econômicas entre seu território de mais de 1,5 milhão de km, o Nordeste se divide em quatro sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.

Quais são todas as Sub-regiões?

Uma sub-região é uma unidade conceitual que deriva de uma região maior ou continente e é geralmente baseada na localização. Ponto cardeal, como o sul ou meridional, são comumente usados para definir uma sub-região….por UN sub-região:

  • Ásia Ocidental.
  • Ásia Central.
  • Sul da Ásia.
  • Ásia Oriental.
  • Sudeste da Ásia.

Quais são as 4 Sub-regiões do Nordeste e suas características?

A Região Nordeste é dividida em quatro subregiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. … O sertão é uma extensa área de clima semiárido, que compreende o centro da região Nordeste, está presente em quase todos os estados da região. As chuvas são escassas e mal distribuídas. A vegetação típica é a caatinga.

Qual é a Sub-região do Nordeste mais importante?

Zona da Mata
Zona da Mata: abrange a faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Também conhecida como Litoral Continental, essa subregião apresenta a maior concentração populacional do Nordeste e o maior índice de urbanização.

Qual o significado de Sub-região?

Significado de Subregião substantivo feminino Divisão menor de uma região: subregião saariana. [Geografia] Cada subdivisão de uma área geográfica cujas fronteiras são definidas pela natureza: nordeste e suas sub-divisões. Etimologia (origem da palavra subregião). Sub, do latim sub, “sob, abaixo” + região.

Quais são as sub-regiões do Nordeste e suas características?

Subregiões do Nordeste

  • Meio-norte – é uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão semiárido do Nordeste, é composta pelos estados do Maranhão e oeste do Piauí. …
  • Sertão – é uma extensa área de clima semiárido, conhecido como “Polígono das Secas”.

Como são chamadas as 5 sub-regiões da África?

Os países da África são as nações cujos territórios encontram-se no continente africano e distribuem-se em grandes regiões: África Central; África Meridional; África Setentrional; África Ocidental; e África Oriental.

O que caracteriza a Sub-região do meio-norte?

O MeioNorte é uma das quatro sub-regiões do Nordeste brasileiro e localiza-se abrangendo todo o Estado do Maranhão e a metade oeste do Piauí. Estende-se por uma área de 480 mil quilômetros quadrados à oeste do sertão nordestino.

Quais as características do sertão?

Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca. Os cursos d’água do sertão são, geralmente, formados por rios temporários (também chamados de intermitentes), com exceção do Rio São Francisco. A vegetação predominante é a Caatinga.

Quais são as duas Sub-regiões mais populosas do Nordeste?

A faixa que corresponde a Zona da Mata tem entre 100 e 200 km de largura, da costa até o Planalto da Borborema. Das quatro subregiões do Nordeste – Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte – a Zona da Mata é mais urbanizada, povoada e industrializada.

Qual Sub-região do Nordeste e a mais seca?

O Sertão é uma subregião do nordeste localizado entre o Agreste e o Meio Norte. É a maior das mesorregiões do nordeste, englobando a maioria das Unidades Federativas nordestinas. Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca.

O que é um sub reino?

Dentre a classificação de animais e de vegetais, o subreino é uma das categorias, nas quais um determinado reino se subdivide. Este se encontra abaixo do reino e acima do filo. Exemplo de uso da palavra Subreino: O subreino se situa abaixo do reino, mas acima do filo.

O quê subalimentação?

Significado de Subalimentação substantivo feminino Alimentação insuficiente em quantidade e carente de diversos elementos indispensáveis (vitaminas, proteínas de origem animal, sais minerais).