Quais são as etapas de uma sequência didática?

Quais as etapas de uma sequência didática?

Sequência didática: como desenvolver essa estratégia?

  • 1º) Apresentação da proposta aos alunos. …
  • 2º) Definição dos objetivos. …
  • 3º) Definição da sequência. …
  • 4º) Produção final.

1 de out. de 2019

O que é sequência didática exemplo?

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

Como se faz uma sequência didática?

Itens para fazer uma sequência didática:

  1. Disciplina, identificação do professor e turma (série/ano);
  2. Tema que será trabalhado;
  3. Lista dos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais);
  4. Habilidades da BNCC (ou do currículo do seu sistema de ensino);
  5. Tempo de duração desta sequência;
  6. Forma de organização da turma;

Quais são as etapas que o professor deve seguir para trabalhar os livros didáticos?

É possível seguir essa trajetória à risca, assim como usá-la apenas como um ponto de partida para o trabalho.

  • Apoio em sala de aula. …
  • Autor da obra. …
  • Coleção. …
  • Metodologia. …
  • Propostas inovadoras. …
  • Material de apoio para o professor. …
  • Adequação à faixa etária. …
  • Linguagem da obra.

Qual o objetivo de sequência didática?

A sequência didática é uma forma de organização do trabalho pedagógico que permite antecipar o que será enfocado em um espaço de tempo que é variável em função do que os alunos precisam aprender, da mediação e do constante monitoramento que o professor faz para acompanhar os alunos, por meio de atividades de avaliação …

O que é uma sequência didática na educação infantil?

39) define sequência didática como “um procedimento simples que compreende um conjunto de atividades conectadas entre si e prescinde de um planejamento para delimitação de cada etapa e/ou atividade para trabalhar os conteúdos disciplinares de forma integrada para uma melhor dinâmica no processo ensino-aprendizagem”.

Como fazer uma sequência didática De acordo com a Bncc?

Itens para fazer uma sequência didática:

  1. Disciplina, identificação do professor e turma (série/ano);
  2. Tema que será trabalhado;
  3. Lista dos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais);
  4. Habilidades da BNCC (ou do currículo do seu sistema de ensino);
  5. Tempo de duração desta sequência;
  6. Forma de organização da turma;

Como se faz sequência?

0:256:34Clipe sugerido · 55 segundosSequência 01: Sequência numérica / sequência lógica – YouTubeYouTube

Quais são os principais elementos a serem atendidos no processo de avaliação de um livro didático?

Esse processo demanda uma análise criteriosa do professor de aspectos como a experiência do autor e a estrutura da obra. Também é importante que os temas do livro possam ser complementados com outras atividades, como um vídeo ou um plantão de dúvidas online, e que estejam alinhados à identidade da escola.

Quais os critérios para a escolha do livro didático?

O livro didático deve ser fundamentado em teorias educacionais e apresentá-las ao docente de forma clara e convicta para que ele possa utilizá-lo da melhor forma, deixando evidente, inclusive, que as escolhas são do professor e não determinando aquilo que o docente deve fazer, sem margem de opções.

Qual a importância da sequência didática na educação infantil?

Sua importância: Valoriza a investigação, a integração, a cooperação e incentiva a ação do aluno. É o estímulo à cooperação entre o grupo (alunos e professor) e busca o desenvolvimento de habilidades como características básicas do processo de aprendizagem.

O que é uma sequência didática para educação infantil?

39) define sequência didática como “um procedimento simples que compreende um conjunto de atividades conectadas entre si e prescinde de um planejamento para delimitação de cada etapa e/ou atividade para trabalhar os conteúdos disciplinares de forma integrada para uma melhor dinâmica no processo ensino-aprendizagem”.

Que é uma sequência didática?

Uma Sequência Didática, mais conhecida como SD, nada mais é que uma forma de organizar, metodologicamente, de forma sequencial, a execução das atividades. Elas ajudam a melhorar a educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas, em relação aos assuntos propostos pela BNCC e com seu entorno.

Qual seria a melhor maneira de aplicar a didática na educação básica?

No entanto, a didática escolhida por um professor não deve homogeneizar, mas sim tentar agregar conhecimento em muitos alunos com base na diversidade, não com um relativismo absoluto, mas também mostrando as singularidades, porque o processo de absorção do ensino, como já foi citado, é de um caráter subjetivo e …