Quais são as estratégias de coping?

Quais estratégias de coping?

Assim, as estratégias de coping mais utilizadas foram: autocontrole (95,9%), afastamento (93,7%), fuga e esquiva (93,5%), suporte social (92,7%), reavaliação positiva (92,3%), resolução de problemas (91,9%) e aceitação de responsabilidade (91,9%).

Quais as duas principais categorias de estratégias de enfrentamento coping?

As estratégias de enfrentamento podem ser classificadas como centradas no problema ou centradas na emoção (FOLKMAN; LAZARUS, 1980). Quando centradas no problema, o indivíduo se esforça para administrá-los ou então melhorar seu relacionamento com o meio.

Quais são as quatro características principais que envolvem o processo de coping?

A teoria proposta envolve quatro conceitos principais: (1) Coping como um processo ou interação entre o indivíduo e o ambiente; (2) Com função de administrar a situação estressora, em vez de controlá-la ou dominá-la; (3) Processos de coping pressupondo a noção de avaliação, ou seja, como o fenômeno é percebido, …

Quais são as estratégias de enfrentamento do estresse?

(1986) citam os oito fatores de estratégias de enfrentamento, sendo eles: Confronto, Afastamento, Autocontrole, Suporte Social, Aceitação de Responsabilidade, Fuga-Esquiva, Resolução de Problemas e Reavaliação Positiva.

O que é coping no trabalho?

Define-se coping como uma variável individual representada pelas formas como as pessoas comumente reagem ao estresse, determinadas por fatores pessoais, exigências situacionais e recursos disponíveis (Lazarus & Folkman, 1984).

O que é coping e autorregulação?

A proposição do coping como ação regulatória tem por base os estudos sobre a autorregulação, que consiste na capacidade de monitorar o próprio comportamento em resposta a diferentes demandas situacionais, a partir do conhecimento de si mesmo e do contexto (Sameroff, 2009. (2009).

O que são recursos de enfrentamento?

As pessoas têm uma certa tendência a utilizar determinadas estratégias para enfrentar os problemas. Estes esforços de confronto são conhecidos como recursos de enfrentamento. … Além disso, contará com diferentes estratégias, as quais utilizará para superar com sucesso os obstáculos que forem aparecendo.

O que é o processo de coping?

O conceito de coping tem sido descrito como o conjunto das estratégias utilizadas pelas pessoas para adaptarem-se a circunstâncias adversas ou estressantes.

O que é terapia de enfrentamento?

O cartão de enfrentamento é uma técnica extremamente valiosa apresentada pela Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que tem como principal objetivo a reestruturação cognitiva. Ou seja, substituição dos pensamentos disfuncionais que causam sofrimento mental e nutrem comportamentos disfuncionais.

O que significa coping em relação ao estresse no trabalho?

O coping focalizado na emoção é compreendido como um esforço para regular o estado emocional que é associado ao estresse e reduzir a sensação física desagradável que é gerada.

Qual o significado de autorregulação?

Define-se, assim, a autorregulação como a habilidade de monitorar e modular a emoção, a cognição e o comportamento, para atingir um objetivo e/ou adaptar às demandas cognitivas e sociais para situações específicas (Sroufe, 1995.

O que quer dizer Auto-regulação?

Autoregulação é a capacidade biológica e natural que revela nosso potencial para o desenvolvimento da autonomia. … A autonomia significa levar em consideração os fatos relevantes para decidir agir da melhor forma para todos.

O que é enfrentamento em psicologia?

O enfrentamento caracteriza-se pela junção de estratégias cognitivas e comportamentais usadas pelos indivíduos, para o controle das demandas internas e externas e quando tais estratégias não são utilizadas de forma assertiva predispõem o indivíduo ao adoecimento.

O que é a capacidade de enfrentamento?

De acordo com White (1974/1985) comportamento de enfrentamento (termo traduzido do original em inglês coping) é a adaptação a condições muito difíceis, como por exemplo, situações de mudanças drásticas, de problemas que exigem uma variabilidade de comportamentos e provocam estados emocionais desconfortáveis.