Quais são as 3 instâncias do Poder Judiciário?

Quais são as três instâncias do Poder Judiciário?

Já a Justiça Especializada: 1ª instância – Varas do trabalho, Juntas eleitorais e Auditorias militares, na 2ª instância-TRT, TRE e TJM. Sendo os Tribunais Superiores* “3ª instância” – TST, TSE e STM, STJ e última instância “4ª instância” – STF.

Quem é a 3 instância?

A terceira instância são os tribunais superiores (STF, STJ, TST, TSE) que julgam recursos contra decisões dos tribunais de segunda instância.

Quais são as instâncias do Poder Judiciário brasileiro?

Os vários órgãos que compõem o sistema estão divididos por área de atuação: Justiça Comum (tanto estadual e quanto federal), Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar. A estrutura de todas elas é composta por dois graus de jurisdição, que vêm a ser a primeira e a segunda instância.

Quais instâncias existem?

Na teoria, a Justiça brasileira conta com três instâncias, sendo a terceira compartilhada pelo STJ e o STF, cada um com uma competência distinta. O STJ deve resolver as questões decorrentes de eventual ofensa à lei federal. Já o Supremo, aquelas em que exista a suspeita de desrespeito à Constituição .

O que é uma instância superior?

Diz-se do grau de hierarquia do juízo coletivo, representada nos Estados pelos Tribunais de Justiça e de Alçada e na União pelo Tribunal Federal de Recursos. Diz-se, também, da instância extraordinária, representada pelo Supremo Tribunal Federal, com relação à instância ordinária, estadual e federal.

Qual a diferença entre o STJ e o STF?

Resumidamente o STF atua como protetor da constituição, já o STJ atua como defensor e interprete das leis brasileiras. Sim, no brasil existem esses dois tribunais na capital do nosso país, cada um com a sua função, mas a diferença entre esses dois tribunais pode passar despercebida por muitas pessoas.

Quando um processo vai para terceira instância?

Os casos mais polêmicos podem ser enviados à terceira instância do poder Judiciário, que julga, então, de maneira definitiva, sem possibilidade de novos recursos.

Quanto tempo demora um processo em 3 instância?

A Justiça Federal é um pouco mais célere: são necessários, em média, dois anos e três meses, mas os magistrados do Tribunal de Justiça da Região (TRF-3) — que abrange São Paulo e Mato Grosso do Sul — levam cerca de cinco anos.

Quais são os órgãos que compõem o Poder Judiciário?

ÓRGÃOS DA JUSTIÇA

  • Supremo Tribunal Federal (STF) O órgão de cúpula do Poder Judiciário, ao qual compete a guarda da Constituição. …
  • Conselho Nacional de Justiça (CNJ) …
  • Superior Tribunal de Justiça (STJ) …
  • Justiça Federal. …
  • Justiça do Trabalho. …
  • Justiça Eleitoral. …
  • Justiça Militar. …
  • Justiça Estadual.

Como se organiza o Poder Judiciário brasileiro?

No campo da União, o Poder Judiciário conta com as seguintes unidades: a Justiça Federal (comum) incluindo os juizados especiais federais , e a Justiça Especializada composta pela Justiça do Trabalho, a Justiça Eleitoral e a Justiça Militar. …

Qual é a última instância?

STJ – É a última instância da Justiça brasileira para as causas infraconstitucionais (não relacionadas diretamente à Constituição Federal), responsável por uniformizar, padronizar, a interpretação da Constituição em todo o Brasil.

Qual é o salário do desembargador?

Estima-se que o salário base de um juiz que se torna desembargador é de aproximadamente R$ 30 mil. Além disso, este cargo pode proporcionar diversos tipos de auxílio para o profissional, que pode ganhar cerca de R$ 50 mil somando todos os benefícios.

Quem é o juiz da instância superior?

Os juízes que atuam nos tribunais superiores são chamados de ministros e todos eles são nomeados pelo presidente da República e previamente aprovados pelo Senado Federal. STF – Órgão máximo do Poder Judiciário, o Supremo é composto por onze ministros.

O que significa remetido os autos em grau de recurso para instância superior?

Indica que o processo foi remetido para outra unidade, dentro ou fora do tribunal.