Quais estados abrange o TRF1?

Quais Estados abrangem o TRF1?

As seções judiciárias, correspondentes a cada Estado da União, estão agrupadas da seguinte forma: Região: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins; 2ª Região:Espírito Santo e Rio de Janeiro; 3ª Região: Mato Grosso do Sul e …

Quais são as regiões do TRF?

O TRF1 da 1ª região fica localizado em Brasília, o TRF 2ª região fica no Rio de Janeiro, o TRF 3ª região em São Paulo, o TRF 4ª região em Porto Alegre e o TRF 5ª região em Recife, não cuidando apenas destas capitais, conforme mostramos acima.

Como está organizada a Justiça Federal atualmente?

A Justiça Federal conta com cinco Tribunais Regionais Federais, 790 varas instaladas e 194 Juizados Especiais autônomos distribuídos em cada uma das 27 unidades da federação. Há 1.209 juízes, 984 juízes substitutos e 139 desembargadores em todo o país.

Quais Estados fazem parte do trf-3?

O Tribunal Regional Federal da 3. ª Região (TRF3), com sede em São Paulo e jurisdição sobre os estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, foi criado pela Constituição Federal de 1988, com o objetivo de substituir e regionalizar a jurisdição do extinto Tribunal Federal de Recursos.

Qual TRF de São Paulo?

Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Quantas varas tem o TRF1?

102 varas
Em toda essa área, têm-se 102 varas federais (capital e interior) da Justiça Federal da 1ª Região.

Quantos ministros têm o TRF?

Justiça Federal – Tribunal Regional Federal da 4ª Região O TRF4 é composto por 27 desembargadores federais escolhidos entre os juízes federais de 1ª Instância, membros do Ministério Público e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, nomeados pelo Presidente da República, nos termos da Constituição Federal.

O que o Tribunal Regional Federal faz?

Os TRFs representam a 2ª Instância da Justiça Federal, sendo responsáveis pelo processo e julgamentos dos recursos contra as decisões da 1ª instância. A competência dos Tribunais Regionais Federais está definida no art. 108 da Constituição Federal.

Como se divide a Justiça Federal brasileira?

No campo da União, o Poder Judiciário conta com as seguintes unidades: a Justiça Federal (comum) incluindo os juizados especiais federais , e a Justiça Especializada composta pela Justiça do Trabalho, a Justiça Eleitoral e a Justiça Militar.

Como se dividem as 5 regiões da Justiça Federal?

Atualmente, o Brasil possui cinco Tribunais Regionais Federais, divididos em regiões. Suas sedes estão localizadas em Brasília (TRF 1ª Região), Rio de Janeiro (TRF 2ª Região), São Paulo (TRF 3ª Região), Porto Alegre (TRF 4ª Região) e Recife (TRF 5ª Região).

Qual o TRF de Minas Gerais?

Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

O que significa TRF1?

Há um Brasil que passa pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, afinal o TRF1 tem jurisdição sobre metade dos estados brasileiros e o Distrito Federal, e é a Corte competente para julgar os processos iniciados pelos quase 40% da população brasileira que vive em mais de 80% do território nacional.

O que significa remessa ao TRF3 processada?

Envio para o TRF3”, onde uma rotina de processamento passa diariamente e encaminha o processo. Caso o sistema não encontre nenhuma restrição, o processo é encaminhado ao TRF3 e é movido para a fila “Processo em Grau de Recurso – TRF3“.

O que são as varas da Justiça?

Porém, há casos em que as varas são criadas com matérias específicas como sendo separadas pelas seguintes matérias:

  • Varas de infância e juventude;
  • Varas da Fazenda Pública;
  • Varas cíveis;
  • Varas de família;
  • Varas criminais;
  • Juizado Especial Criminal;
  • Juizado Especial Cível.

16 de dez. de 2019