Quais as áreas endêmicas da febre amarela?

Qual a região endêmica da febre amarela?

Atualmente, a febre amarela silvestre (FA) é uma doença endêmica no Brasil (região amazônica). Na região extra-amazônica, períodos epidêmicos são registrados ocasionalmente, caracterizando a reemergência do vírus no País.

Porque a febre amarela é considerada endêmica?

São consideradas áreas de risco (endêmicas) de febre amarela, em razão da presença de vetores e reservatórios animais que permitem a manutenção do ciclo silvestre, as regiões da América Central, América do Sul e da África onde existe um risco potencial de infecção.

Quais são os estados brasileiros endêmicos de febre amarela?

Região Estado
Norte* Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins
Nordeste Bahia, Maranhão* e Piauí
Centro-Oeste* Goiás (incluindo Brasília – DF), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais (todos, incluindo Belo Horizonte) e São Paulo

Quais os países mais atingidos pela febre amarela?

Nos últimos 31 anos do século XX, cobrindo o período de 1970-2000 e mais o ano de 2001 foram notificados 4.543 casos de febre amarela na América do Sul (Figura 2), todos da forma silvestre. O Peru, com 2.341 casos (51,5%) e a Bolívia com 912 casos (20,1%) são os dois países que mais reportaram casos.

O que é uma região endêmica?

As áreas de endemismo ou áreas endémicas, são consideradas regiões geográficas delimitadas a partir da combinação de áreas de distribuição de espécies ou táxons endêmicos de uma determinada região, sendo a área de distribuição aquela área ocupada pela espécie em um momento específico; a determinação da área de …

Porque a febre amarela é considerada uma endemia no Norte do Brasil?

A febre amarela é uma doença de notificação compulsória em todo o território brasileiro. A ocorrência de febre amarela silvestre tem sido notificada esporadicamente nos estados da região Norte, relacionada à presença do ciclo silvestre e da proximidade do ser humano ao vetor natural Haemagogus.

Por que a febre amarela voltou a preocupar os brasileiros Apesar de ter sido erradicada dos centros urbanos há muitos anos?

Um dos motivos tem sido a redução das áre- as silvestres e a consequente am- pliação das cidades. O Brasil tem se urbanizado de forma muito rápida e pouco planejada e o ressurgimento da febre amarela urbana pode estar relacionado a esta infiltração do ser humano no habitat natural do vírus da doença.

Qual a profilaxia da febre amarela?

A única forma de evitar a febre amarela silvestre é através da vacinação. A vacina está disponível durante todo o ano nas unidades básicas de saúde de forma gratuita e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco.

Quais regiões do Brasil devemos ter maior cobertura vacinal contra a febre amarela?

Atualmente, fazem parte da área de recomendação todos os estados do Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte, além do Maranhão, alguns municípios da Bahia, do Piauí e de Alagoas.

Quando foi a última epidemia de febre amarela no Brasil?

O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942 e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão.

Qual a pior pandemia mundial?

Gripe Espanhola (1918-1920) – A “gripe espanhola” foi uma pandemia do vírus influenza (H1N1) que, entre janeiro de 1918 e dezembro de 1920, infectou 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época.

Quem trouxe a febre amarela para o Brasil?

O vírus da febre amarela e o Aedes aegypti vieram juntos de África, nos navios negreiros. Tempos depois a doença atingiu a população de Salvador, onde causou cerca de 900 mortes durante os seis anos em que ali esteve.

Qual é o significado de endêmica?

1. [ Biologia ] Que é exclusivo de determinada região (ex.: espécie endémica ). 2. [ Medicina ] Relativo a endemia ou doença frequente nos habitantes de uma região ou localidade.

O que é endemia de exemplo?

Em epidemiologia, uma infeção (ou infecção) diz-se endêmica ou endémica (do grego: ἐν, en-, “em” + δῆμος, demos, “pessoas”) que quando atinge uma população de uma região geográfica específica, sendo, então, considerada uma endemia. Por exemplo: a varicela (catapora) é endémica no Reino Unido, mas a malária não.