Porque educar é um ato de amor?

Porque educar é um ato de amor?

Educar é um ato de amor. Educar não é mudar mentes, é deixar transformar-se de forma autônoma, leve e natural. Educar tem seus desafios, seus dias pesados, mas, no fundo, é como um profundo que vem à superfície. O mestre não se vê em outro lugar, de outra forma, vivendo e pensando de outra maneira.

De quem é a frase Educar é um ato de amor?

Falar de Paulo Freire nestes tempos obscuros e de medo é assumir que “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.

O que é o amor para Paulo Freire?

É que amar o mundo, para Freire, é amar toda e qualquer expressão de vida, de ser, de existencialidade. Notemos que Freire não nega o amor entre homens e mulheres, entre seres humanos.

Qual é o papel do amor na educação?

A Educação Através do Amor permite que o educador se encontre, se perceba, melhore suas práticas e aprenda com os alunos, permitindo que eles se conheçam também, façam escolhas adequadas para si e lidem melhor com as necessidades do mundo, tornando-se adultos mais capazes e bem resolvidos emocionalmente.

O que é o ato de educar?

O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento, educar é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais. O homem é um ser que precisa de orientação e informação.

O que é um ato de amor?

O ato de amor é uma expressão de afeto e cuidado que pode ser demonstrada de diversas formas. É uma maneira de demonstrar carinho, compaixão e respeito pelo outro.

Qual é o lema de Paulo Freire?

1- “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” 2- “Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo.” 3- “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.”

Qual é a frase mais conhecida de Paulo Freire?

Ninguém ignora tudo

Qual é a frase mais conhecida de Paulo Freire? "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa.

O que é a pedagogia do amor?

A pedagogia do amor tem um caráter do cuidar da pessoa na sua totalidade e na sua integralidade. Na pedagogia do oprimido Freire afirma: Ninguém educada ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, midiatizados pelo mundo (2013, p.

O que significa é preciso que a leitura seja um ato de amor?

“É preciso que a leitura seja um ato de amor”. A frase do escritor Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira, traduz a importância dos livros e da leitura na vida do ser humano.

Qual é o objetivo do amor?

Sem conseguir amar o próximo não é possível, por exemplo, ter empatia. A ausência desse tipo de emoção não permite nos colocarmos no lugar do outro e entender a situação pela qual ele está passando. Consequentemente, não nos importamos e nem buscamos meios de ajudá-lo.

Qual a função de educar?

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.

Qual o papel de educar?

Assim, educar significa proporcionar às crianças a oportunidade de desenvolver suas capacidades e habilidades.

Quais são os atos de amor?

Toque físico

Abraços, cafunés, beijos, toques carinhosos, dar as mãos, ficar abraçadinho enquanto vê um filme, massagens e relações sexuais são algumas formas de expressar o amor fisicamente.

Qual é o maior ato de amor?

O maior ato de amor é o ato do autocuidado.

Quais as principais frases de Paulo Freire?

Paulo Freire

  • Não há vida sem correção, sem retificação. …
  • Mudar é difícil mas é possível. …
  • Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. …
  • Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. …
  • Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos.

O que Paulo Freire valorizava?

Paulo Freire vê a educação como ferramenta para emancipação individual e social e avalia que todo processo educacional deve partir da realidade do próprio aluno. Também valoriza a horizontalidade, ou seja, a possibilidade não só de estudantes aprenderem com professores, mas também o contrário.

Qual o lema de Paulo Freire?

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." "O educador se eterniza em cada ser que educa." "A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.