Por que síndrome de Down não é doença?

Porque Síndrome de Down não é doença?

1) Síndrome de Down não é doença A síndrome de Down ocorre quando, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias, ou seja, um cromossomo número 21 a mais em todas as células. Isso é uma ocorrência genética e não uma doença.

Quem tem síndrome de Down é deficiente?

Por ser considerada uma deficiência, a pessoa com Síndrome de Down apresenta determinados direitos específicos resguardados pela legislação brasileira. Em Janeiro de 2016, entrou em vigor no Brasil o Estatuto da Pessoa com Deficiência, lei 13.146/15.

Porque as pessoas que têm síndrome de Down são iguais?

As crianças com síndrome de Down têm algumas características físicas e comportamentais muito semelhantes e, geralmente, são muito afetuosas, por isso as pessoas fazem uma analogia do cromossomo extra a uma porção extra de amor.

Como se referir a uma pessoa portadora da síndrome de Down?

PORTADOR: Atualmente o termo correto usado é pessoa com deficiência, presente inclusive na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que no Brasil tem peso constitucional.

Qual a diferença entre doença e síndrome?

Isso quer dizer, então, que as síndromes apresentam diferentes causas, e não apenas uma definida, e são determinadas por um conjunto de sintomas, diferenciando-se, assim, das doenças que têm causas conhecidas e sintomas específicos.

Quem tem síndrome de Down é mais inteligente?

“Eles [os portadores da Síndrome de Down] são inteligentes, mas aprendem no tempo deles, que é diferente do nosso, mas eles não são limitados por causa da deficiência”. Para ajudar no desenvolvimento da garota, além das aulas de balé, piano e da escola regular, Lyvia frequenta sessões de fisioterapia e fonoaudiologia.

Quando o autismo foi considerado deficiência?

Você sabia que o autista também é considerado uma pessoa com deficiência? A Lei 12.764 de 27/12/2012 de Berenice Piana diz, no artigo 1º, § 2º, que “A pessoa com Transtorno do Espectro Autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais”.

Qual a expectativa de vida de um portador de Síndrome de Down?

A título de exemplo, uma pessoa com Down vive em média 60 anos nos Estados Unidos. Mas se ela for afrodescendente, essa média cai para 35. De acordo com o estudo “The four ages of Down Syndrome”, nas duas últimas gerações a expectativa de vida subiu de 12 para 60 anos.

O que fazer para evitar ter um filho com síndrome de Down?

Para evitar uma gravidez de risco, então, o médico sugere a ingestão suplementar de ácido fólico que, por ser solúvel na água, não se deposita no organismo e não apresenta efeitos colaterais: “Alguns laboratórios já realizam exames para detectar as alterações genéticas da enzima, que também estão relacionadas a …

É correto falar Síndrome de Down?

A própria expressão PORTADORES, está errada. Ora, quem porta uma doença, uma deficiência, enfim, uma debilidade qualquer, pode desportá-la. Mas quem tem síndrome de down, pelo menos com os atuais avanços da medicina contemporânea, nunca vai deixar de tê-la. Elas são PESSOAS com síndrome de down e nunca deixarão de ser.

Qual é o CID da Síndrome de Down?

Q 90.2 – Síndrome de Down, trissomia 21, translocação Q 90.9 – Síndrome de Down, não específica.

O que quer dizer a palavra síndrome?

As síndromes provocam um conjunto de sinais e sintomas que ocorrem ao mesmo tempo e que podem ter causas variadas, assemelhando-se a uma ou a várias doenças. Costuma-se denominar também de síndrome uma condição que ainda não tem uma causa bem definida.

Quais são os tipos de síndrome?

Diversos fatores podem levar ao surgimento de uma síndrome, desde fatores genéticos e hereditários, até situações traumáticas e epigenéticas.

  • Síndromes Genéticas. …
  • Síndromes Traumáticas. …
  • Síndrome de Angelman. …
  • Síndrome de Down. …
  • Síndrome de Edwards. …
  • Síndrome de Jacobs. …
  • Síndrome de Klinefelter. …
  • Síndrome de Patau.

Qual a expectativa de vida de um portador de síndrome de Down?

A título de exemplo, uma pessoa com Down vive em média 60 anos nos Estados Unidos. Mas se ela for afrodescendente, essa média cai para 35. De acordo com o estudo “The four ages of Down Syndrome”, nas duas últimas gerações a expectativa de vida subiu de 12 para 60 anos.