O que significa a metáfora do iceberg?

O que se entende por metáfora do iceberg?

Na metáfora do iceberg, o que está no plano visível, acessível representado pela ponta do iceberg é algo do consciente, porem a parte submersa representa o inconsciente de difícil acesso que só será possível pelo método criado pelo pai da psicanálise.

O que a chamada 1ª tópica freudiana iceberg nos mostra sobre o aparelho psíquico?

Para Sigmund Freud, o que chamamos de consciência – a parte operacional da mente, que nos dá uma compreensão direta das coisas ao longo das experiências do dia a dia – é só a ponta de um imenso iceberg. Toda a parte do iceberg que está “abaixo do nível do mar” é o inconsciente.

Qual é a relevância do inconsciente no processo da aprendizagem seguindo o exemplo da figura do iceberg?

Pela Teoria do Iceberg, sabemos que há muito mais em nossa mente do que aquilo que nos lembramos. Entre traumas antigos e atos falhos recorrentes, o inconsciente volta e meia traz à tona algum fato reprimido, então nada mais tranquilizador do que saber que é possível entrar em contato com a parte oculta de sua mente.

O que é consciente pré consciente e inconsciente?

O inconsciente é a maior e mais importante parte da mente humana. … Já o Préconsciente é uma ligação entre o conciente e o inconsciente; dos três níveis, este foi o menos relevante aos debates da psicanálise. O préconsciente tem informações importantes para o nosso dia a dia.

Como explicar a metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

O que é o complexo de Édipo segundo Freud?

Complexo de Édipo é uma fase do desenvolvimento psicossexual da criança do sexo masculino, que se caracteriza quando esta começa a sentir uma forte atração pela figura materna e se rivaliza com a figura paterna. … De acordo com a psicanálise, o Complexo de Édipo surge entre os 3 e 5 primeiros anos de vida da criança.

O que é a 1 tópica do aparelho psíquico?

Na primeira tópica de Freud, o aparelho psíquico é composto por três sistemas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Segundo Freud, o consciente é somente uma pequena parte da mente, incluindo tudo aquilo de que estamos cientes num dado momento.

Quais os 3 tópicos da 1º teoria do aparelho psíquico?

O “Iceberg do Aparelho Psíquico” Primeira tópica: Consciente, Pré-consciente, Inconsciente; Segunda tópica: Id, Ego e Superego.

O que Freud diz do inconsciente?

O INCONSCIENTE FREUDIANO Freud localiza o inconsciente não como um lugar anatômico, mas um lugar psíquico, com conteúdos, mecanismos e uma energia específica. O inconsciente faz parte da Primeira Tópica do Aparelho Psíquico construída por Freud a partir da Traumdeutung (Interpretação dos Sonhos) publicada em 1900.

O que é o inconsciente para a psicanálise?

Essa palavra define todos aqueles processos mentais que ocorrem sem que o indivíduo se dê conta. Sem que tenha consciência sobre eles. Esse é o significado mais amplo, – ou genérico – atribuído ao termo. A maior parte dos pesquisadores da psicologia e psicanálise defendem a existência desses processos.

O que é o pré-consciente?

Na psicanálise, préconsciente é o local que precede a consciência. Os pensamentos são préconscientes quando estão inconscientes em um determinado momento, mas não são reprimidos .

Qual a função do pré-consciente?

De acordo com Freud, a definição de préconsciente diz respeito ao local que precede a consciência de alguém. … Além disso, estudiosos afirmam que a pré-consciência retém informações que podem acessadas para processamento cognitivo, embora ela esteja fora da consciência.

O que é uma metáfora exemplo?

Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível. Trata-se de uma maneira de reafirmar que o pelo do cachorro é macio comparando-o ao tapete felpudo. A metáfora é a figura de linguagem responsável por fazer comparações implícitas.

O que é uma metáfora exemplos?

Seu coração é uma pedra! Esse é um exemplo de metáfora muito utilizado em romances. O seu objetivo é passar a ideia de que a pessoa que possui o “coração de pedra” é insensível e fria sentimentalmente. Usa-se a pedra como referência por ela ser considerada um objeto inanimado.