O que são ostracodermos e placodermos?

Qual a diferença entre os ostracodermos e placodermos?

Uma diferença muito importante é que os placodermos tinham uma mandíbula plenamente desenvolvida e os ostracodermos não tinham. Os ostracodermos eram peixes sem mandíbulas que já habitavam a Terra a aproximadamente 500 milhões de anos. Eram cobertos de escamas e uma pesada couraça óssea.

Quem são os ostracodermos?

Os ostracodermes ou ostracodermos (do grego ostrac, casca + derm, pele) são peixes agnatos extintos. São caracterizados pelo revestimento de ossos dérmicos, organizados em forma de armaduras, escamas ou carapaças.

Quem são os placodermos e qual a sua importância na história evolutiva dos vertebrados no que diz respeito ao aparecimento de mandíbulas?

Os placodermos foram um dos primeiros grupos de peixes a desenvolver dentes e mandíbulas, que evoluíram provavelmente a partir dos arcos branquiais. … Os placodermos constituem um grupo extinto e altamente diversificado de gnatostomados cujas relações filogenéticas com outros vertebrados mandibulados é incerta.

Quando surgiram os ostracodermos?

Os “ostracodermos” viveram do Ordoviciano (cerca de 480 milhões de anos atrás) até o final do Devoniano (cerca de 370 milhões de anos atrás) e suas relações de parentesco ainda não são bem resolvidas.

O que são os Gnatostomados?

Os peixes ósseos e cartilaginosos diferenciam-se dos ágnatos por possuírem mandíbula, recebendo o nome de gnatostomados graças a essa característica. Esses dois grupos diferem-se entre si principalmente pela presença de esqueleto ósseo nos osteíctes e esqueleto cartilaginoso nos condrictes.

O que caracteriza os vertebrados Gnathostomata de um modo geral?

Eles têm como características gerais três otólitos no ouvido interno, suas nadadeiras são sustentadas por raios ósseos (lepidotichia) e seus corpos são cobertos por escamas. Sarcopterygii são os peixes pulmonados e os celacantos e ambos têm apenas dois otólitos e suas nadadeiras são lobadas.

Qual foi o primeiro peixe do mundo?

Ostracodermos
Ostracodermos. Os primeiros peixes e certamente os primeiros vertebrados, foram os ostracodermes, os quais apareceram no período Cambriano, aproximadamente há 510 milhões de anos, e tornaram-se extintos no final do Devoniano, aproximadamente 348 milhões de anos atrás.

Qual é a origem dos peixes?

Os peixes surgiram há cerca de 530 milhões de anos e foram os primeiros animais cordados com estruturas diferenciadas protegendo o sistema nervoso central anteriormente, ou seja, um crânio.

Quais são os gnatostomados?

Gnathostomata é uma superclasse do subfilo Craniata (filo Chordata). O nome da superclasse vem da presença de mandíbulas nos animais que a ela pertencem. As mandíbulas foram derivadas de arcos brânquias.

O que são os agnatos?

Os peixes da classe Agnatha (a = sem, gnathos = mandíbulas) foram os primeiros do grupo de vertebrados a se diferenciarem, eles pertencem ao filo Chordata e subfilo Craniata ou Vertebrata, atualmente são considerados peixes primitivos em relação aos Condrictes (tubarões e raias) e Osteictes (peixes ósseos), porém em …

Quando surgiram os anfíbios?

Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a habitar o meio terrestre. Eles evoluíram há cerca de 300 milhões de anos e, em termos evolutivos, situam-se entre os peixes e os répteis.

Em que período surgiram os peixes?

período Cambriano
Isso porque os primeiros vertebrados a aparecer na Terra foram os peixes, há mais de 500 milhões de anos, no período Cambriano – eles são, em termos evolutivos, os ancestrais de todos os animais dotados de coluna vertebral, inclusive do ser humano.

O que são animais agnatos?

Os agnatos, ou ciclostomados, são peixes caraterizados principalmente pela ausência de mandíbula e pela boca circular sugadora. Nesse grupo estão as lampreias e peixes-bruxa. Esse grupo é representado pelas lampreias e peixes-bruxa. …

Como surgiram os gnatostomados?

Origem. Os primeiros gnatostomados indiscutivelmente reconhecidos são do Siluriano inferior, mas escamas, semelhantes às de tubarões, sugerem que eles tenham se originado antes, no Ordoviciano Médio.