O que são aspas simples?

Para que servem as aspas simples?

Normalmente, o uso das aspas é feito quando o autor da redação tem a intenção de exprimir ironia ou destacar uma frase ou expressão que não são usadas diariamente.

Qual o nome da aspas simples?

Neste caso eu chamaria de aspas simples. O que eu considero apóstrofo pode ser visualmente idêntico a elas, mas tem um sentido diferente. Em português, seria usado para indicar que uma palavra foi truncada, como em copo d’água. Acredito que não é só a aparência que define o nome do sinal gráfico, mas também sua função.

Quando usar aspas simples ABNT?

As aspas simples são utilizadas para indicar citação dentro de citação. 2.4 Supressões: indicam interrupção ou omissão da citação sem alterar o sentido do texto. São indicadas pelo uso de reticências entre colchetes, no início, meio ou final da citação.

O que é aspas e exemplos?

As aspas são utilizadas, principalmente, em citações. Aspas são um sinal de pontuação semelhante a vírgulas suspensas. Elas podem ser simples [ ‘ ] ou duplas [ “ ] e são usadas para destacar citações, estrangeirismos, neologismos, gírias, ironias e outras expressões.

Qual o nome de uma aspa?

Aspas [“ ”] são um sinal de pontuação cuja principal finalidade é destacar alguma parte de um texto, distinguindo-a do restante.

Qual a diferença entre apóstrofo e aspas?

Além disso, aspas simples ou apóstrofos retos são frequentemente usados como marcas de variável; como o símbolo de medidas como pés e arco-minutos; e em matemática, como em x’y’; no entanto, esse não é o uso correto — o símbolo do apóstrofo (ʹ) deve ser usado no lugar.

Quando usar aspas no TCC?

Emprega-se aspas duplas no início e no final de uma citação que não ultrapasse cinco linhas; em citações textuais no rodapé; em expressões de idioma vernáculo usuais apenas em meio profissional; em termos relativizados, tais como gírias, apelidos ou com sentido irônico; em definições conceituais de termos.

Quando se deve usar as aspas em uma citação?

As aspas são usadas para mostrar que o texto está sendo citado palavra por palavra de outra fonte, para chamar a atenção para uma palavra ou frase importante, ou ao usar um termo técnico pela primeira vez. Existem citações embutidas no texto e outras separadas em blocos de texto.

Qual é o uso das aspas?

Quando (e como) usar aspas em um texto?

  1. 1 Para abrir e fechar citações. …
  2. 2 Quando exprimir ironia ou destacar uma palavra ou expressão usada fora do contexto habitual. …
  3. 3 Quando há palavras ou expressões populares, gírias, neologismos ou arcaísmos. …
  4. 4 Para marcar estrangeirismo (quando não há opção de itálico).

O que substitui o travessão?

O Travessão (—) é um sinal de pontuação usado especialmente no início de cada fala no discurso direto. Há, porém outras formas de utilização, em que ele substitui parênteses, vírgulas ou parênteses.

Qual é a função do apóstrofo?

d) Emprega-se o apóstrofo para assinalar, no interior de certos compostos, a elisão do e da preposição de, em combinação com substantivos: borda-d’água, cobra-d’água, copo-d’água, estrela-d’alva, galinha-d’água, mãe-d’água, pau-d’água, pau-d’alho, pau-d’arco, pau-d’óleo.

Quando se usa o apóstrofo?

Apóstrofoquando usar? Na língua portuguesa, o apóstrofo é usado para suprimir a vogal de preposições em palavras compostas, como caixa-d’água e pau-d’arco. Também é utilizado em contrações entre preposições e elementos pertencentes a grupos vocabulares distintos.

Quando usar negrito ou sublinhado?

O negrito e o itálico são usados para destacar palavras na escrita comum, normal, em letra dita redonda. Eu uso o itálico para sublinhar uma palavra ou expressão na qual ponho reservas (ex.: um estrangeirismo). Também o uso, por exemplo, para títulos num texto.

Quando usar itálico ou aspas?

As aspas são sinais de pontuação que, entre outras funções, servem para delimitar citações. O itálico não é um sinal de pontuação, é um tipo de letra, usado normalmente para realçar. Na verdade, é possível usar as aspas em itálico, o que parece indiciar que não há qualquer incompatibilidade no uso simultâneo de ambos.