O que foi a Escolástica?

Que foi a Escolástica?

A Escolástica foi um período especialmente livresco, ou seja, um período completamente dado ao estudo e à leitura. O mestre levava seus alunos a fazerem primeiramente a Lectio do texto, em seguida a Cursorie e, por fim, a Expositio propriamente dita.

O que foi a Escolástica quais as suas características?

Escolástica foi uma corrente filosófica da Idade Média. – A principal característica da escolástica, estrutura de pensamento e conhecimento, é a integração entre a razão (de base greco-romana) com a fé cristã (baseda na Bíblia). Porém, vale ressaltar que para os filósofos escolásticos, a fé devia se sobrepor à razão.

O que foi a filosofia Escolástica Brainly?

O termo Escolástica refere-se à produção filosófica que aconteceu na Idade Média, entre os séculos IX e XIII d.C. Em comparação com a Patrística, vertente anterior da Filosofia Medieval, a Escolástica está situada em um período de intensidade do domínio católico sobre a Europa.

Qual era o principal objetivo da Escolástica?

Escolástica foi o método crítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias no período dos séculos IX ao XVI, que surgiu da necessidade de responder às exigências da fé. É mais um método de aprendizagem do que uma teologia.

O que foi a escolástica e qual foi o seu maior representante?

A filosofia escolástica é uma vertente do pensamento filosófico produzido pelos intelectuais da chamada filosofia cristã. Essa vertente tem como principal representante Tomás de Aquino, que utiliza do pensamento aristotélico para pensar sobre questões inerentes à fé.

Quais os principais representantes da Escolástica?

São Tomás de Aquino
O maior representante da Escolástica foi o teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino conhecido como “Príncipe da Escolástica”. Além de ser uma corrente filosófica, a Escolástica pode ser considerada um método de pensamento crítico que influenciou as áreas do conhecimento das Universidades Medievais.

Quais são as principais ideias da Escolástica?

Os principais temas explorados por Tomás de Aquino foram:

  • Realidade sensorial: tudo o que sentimos na realidade.
  • Princípio da não-contradição: estudo sobre as dicotomias entre ser e não ser.
  • Princípio da Substância: relacionado com a essência do ser e de seus aspectos não essenciais.

Quais as principais características do período medieval chamado de Escolástica?

A escolástica é o período compreendido entre os séculos IX e XVI. … A filosofia escolástica possui como uma de suas características principais o desenvolvimento da razão cristã e da lógica. A união entre fé e razão é a principal marca do período escolástico. O principal filósofo do período é São Tomás de Aquino.

Qual era o objetivo da Patrística?

Características da Patrística Baseada na filosofia grega, os filósofos desse período tinham como objetivo central compreender a relação entre a fé divina e o racionalismo científico. Ou seja, eles buscavam a racionalização da fé cristã.

Qual é o principal representante da Patrística?

Santo Agostinho Agostinho que se tornou Bispo de Hipona e foi, mais tarde, canonizado pela Igreja Católica, foi um padre patrístico, considerado como o maior difusor do pensamento patrístico e o maior polemista da Filosofia Patrística.

Qual o principal representante da Escolástica?

Tomás de Aquino
O monge dominicano Tomás de Aquino, canonizado pela Igreja Católica, foi o mais importante representante da filosofia Escolástica. Grande comentador de Aristóteles, o pensador utilizou a filosofia aristotélica para fundar um novo pensamento durante a Escolástica.

Qual o principal pensador da Patrística?

Agostinho de Hipona
Muitos personagens se destacaram através da escola patrística, entre eles, o que mais se destacou como teólogo patrístico foi Agostinho de Hipona, um pagão que se converteu com 32 anos e que posteriormente foi canonizado pela Igreja Católica, tornando-se Santo Agostinho.

Quais são as principais características da Patrística e da escolástica?

Sendo assim, a Patrística focou na disseminação dos dogmas associados ao Cristianismo, por exemplo, defendendo a religião cristã e refutando o paganismo. Já a Escolástica, através do racionalismo, tentou explicar a existência de Deus, do céu e do inferno, bem como as relações entre o homem, a razão e a fé.

Quais as principais ideias de São Tomás de Aquino?

A FILOSOFIA DE SANTO TOMÁS DE AQUINO Uma de suas ideias centrais é a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para Aquino, existiriam as “verdades da fé”, atingíveis apenas por meio da revelação cristã, às quais não poderemos chegar através da razão.