O que falar sobre a educação infantil?

O que é importante para a educação infantil?

A Educação Infantil é essencial para que a criança tenha um convívio social além do núcleo familiar. Ou seja, é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.

Como é considerada a educação infantil?

Também conhecida como ensino infantil, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, que estão tendo os primeiros contatos com a escola, e por isso mesmo integra ensino e cuidado, funcionando como um complemento da educação familiar.

Qual o objetivo da educação infantil hoje?

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. O principal objetivo é potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social das crianças de zero a três anos.

O que diz o MEC sobre a educação infantil?

A educação infantil é uma das prioridades do Ministério da Educação (MEC). Para 2020, o secretário de Educação Básica, Janio Macedo, destaca a continuidade do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

O que deve ter uma escola de educação infantil?

A escola deve buscar a interação entre as diversas áreas de conhecimento, em atividades espontâneas ou dirigidas, mas que expressem um objetivo. As creches não devem ser simplesmente espaços de cuidados e as pré-escolas não podem se limitar a preparar para a alfabetização.

Qual a metodologia adequada para a educação infantil?

Metodologia construtivista Elas aprendem melhor por meio do aprendizado ativo, conectam-se ao conhecimento anterior e depois digerindo essas informações do seu próprio jeito. Essa teoria criou as idéias da aprendizagem centrada no aluno versus a aprendizagem centrada no professor.

O que diz a LDB sobre a educação infantil?

LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional.

O que a BNCC diz sobre a educação infantil?

A BNCC na Educação Infantil diz que a criança tem o direito de expressar, como sujeito criativo, dialógico e sensível, suas emoções, necessidades, dúvidas, sentimentos, descobertas, hipóteses, questionamentos e opiniões — novamente, por meio de diferentes linguagens.

Quais são os objetivos da BNCC na educação infantil?

A BNCC define seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. São eles: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

Qual a situação atual da educação infantil?

Matrículas na educação infantil aumentam 12,6% nos últimos cinco anos. Mais brasileirinhos de 0 a 6 anos na escola. Nos últimos cinco anos, o número de matrículas na educação infantil aumentou em 12,6%. No ano passado, eram 8.972.778 em creches e pré-escolas.

O que a Bncc diz sobre a educação infantil?

A BNCC na Educação Infantil diz que a criança tem o direito de expressar, como sujeito criativo, dialógico e sensível, suas emoções, necessidades, dúvidas, sentimentos, descobertas, hipóteses, questionamentos e opiniões — novamente, por meio de diferentes linguagens.

O que é necessário para abrir uma escola de educação infantil?

  1. Faça a análise de mercado e concorrência para abrir uma escola. …
  2. Avalie o capital inicial de investimento. …
  3. Planeje a estrutura necessária para abrir uma escola. …
  4. Cuide da documentação requerida. …
  5. Contrate os funcionários adequados para sua escola. …
  6. Forneça segurança e higiene na escola. …
  7. Pense na localização da escola.

Como organizar uma escola de educação infantil?

Sem um planejamento escolar não há um direcionamento, não há parâmetros para mensurar resultados.

  1. Elabore um planejamento anual. …
  2. Mantenha o foco no aluno. …
  3. Tenha uma visão integrada. …
  4. Opte por uma gestão automatizada. …
  5. Desenvolva uma boa comunicação com a equipe. …
  6. Invista no alinhamento da escola com novas tecnologias de apoio.

Qual a melhor metodologia ativa para educação infantil?

Gamificação – jogos como ferramentas pedagógicas O uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem é, certamente, uma das mais bem aceitas metodologias ativas. Há diversos universos e habilidades a serem explorados e estimulados através desse recurso.