O que é um medicamento Cardiotonico?

Quais são os medicamentos de Cardiotonico?

Também conhecidos como cardiotônicos, esses fármacos atuam aumentando a força de contração e o débito cardíaco. Os principais medicamentos pertencentes a esta classe são a digoxina, digitoxina e a metildigoxina.

O que é um medicamento cardiotônico?

Agentes que têm efeito tônico sobre o coração, ou que podem aumentar o débito cardíaco. Podem ser GLICOSÍDEOS CARDÍACOS, SIMPATOMIMÉTICOS, ou ainda outras drogas. São usados após INFARTO DO MIOCÁRDIO, PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS CARDÍACOS, CHOQUE, ou na insuficiência cardíaca congestiva (INSUFICIÊNCIA CARDÍACA).

Qual a indicação dos cardiotônicos?

Os cardiotonicos sao representados pelo grupo dos digitálicos, extraídos das plantas do gênero Digitalis, Strophantus e Scilla. Os digitálicos sao indicados para tratamento de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) e certas arritmias (taquicardia atrial, fibrilacao e flutter atrial).

O que é um cardiotônico não Digitálico?

Melhora o débito cardíaco sem promover aumento na demanda de oxigênio, pois não aumenta a frequência cardíaca, não é um fármaco que age no sistema simpático. Ainda, promove redução da resistência vascular sistêmica periférica, diminuindo, com isso o trabalho do coração.

Quais os 9 certos relacionados à administração de medicamentos?

É fundamental que seja garantida a segurança ao paciente na administração de medicamentos e, para tanto utiliza-se a regra conhecida como os “NOVE CERTOS”:1 – usuário certo; 2 – dose certa; 3 – medicamento certo; 4 – hora certa; 5 – via certa; 6 – anotação certa; 7 – orientação ao paciente; 8 – compatibilidade …

O que é a digoxina?

Digoxina é um medicamento utilizado para tratamento da insuficiência cardíaca e ritmos cardíacos irregulares. A insuficiência cardíaca, incluindo insuficiência cardíaca congestiva (ICC), faz com que o coração se torne menos efetivo na circulação sanguínea.

O que é cardiotônicos ou Inotrópicos?

Cardiotonicos sao substancias que, pela ação direta no coração, aumentam a forca de contração miocárdica (ação inotrópica positiva). A restauração do trabalho cardíaco promove a redução da taquicardia e a melhora da estase venosa.

Qual o mecanismo de ação dos Heterosídeos cardiotônicos?

Mecanismo de ação na IC, heterosídeos cardiotônicos aumentam o débito cardíaco, melhoram o retorno venoso e reduzem a resistência à ejeção. Com isso, o débito renal e a diurese aumentam, o consumo de oxigênio diminui e a frequência cardíaca é retardada.

Qual o principal uso dos glicosídeos Cardioativos?

Os glicosídeos cardioativos (GCs) são substâncias que atuam na bomba de sódio e potássio (NKA) do coração exercendo atividade inotrópica. O GC mais conhecido é a digoxina, empregado até hoje no tratamento da insuficiência cardíaca (IC).

Como funcionam os digitálicos?

O mecanismo de ação dos digitálicos consiste na inibição da bomba da Na/K ATPase resultando em aumento da concentração intracelular de cálcio e elevação da intensidade da interação dos filamentos de actina e miosina do sarcômero cardíaco.

Quando é indicado o uso do Digitálico?

São indicações para seu uso: Arritmias com risco de vida: taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular; bloqueios atrioventriculares avançados; bradicardia sintomática; Hipercalemia: K >5-5,5mEq/L; Evidência de disfunção de órgão: insuficiência renal aguda, hipoperfusão, confusão mental.

O que são os 9 certos?

Em resumo, os 9 certos da enfermagem são: paciente certo, medicação certa, dosagem certa, via certa, hora certa, registro certo, abordagem certa, forma certa e monitoramento certo.

Qual o efeito da digoxina?

Desorientação, vertigem (tontura) e problemas de visão (vista turva ou amarelada); Mudanças da frequência cardíaca ou dos batimentos cardíacos (seu coração pode bater mais devagar ou de forma irregular); Sensação de enjoo, diarreia; Manifestações alérgicas da pele (inclusive vermelhidão e coceira).

Como atua a digoxina?

A digoxina exerce seu efeito inotrópico positivo através da inibição da bomba de Na+/K+ nos miócitos cardíacos. Para isso, liga-se na porção extracelular da subunidade da Na+/K+ -ATPase, inibindo-a.