O que é o Estado para a filosofia?

Qual a definição de Estado para a filosofia?

Aristóteles entende o Estado como um organismo moral superior ao indivíduo. É aonde efetua-se unicamente a satisfação do indivíduo em todas suas necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do Estado.

O que é o Estado Para Weber?

Para o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), o que define o Estado é o monopólio do uso legítimo da força. Isto é, dentro de determinados limites territoriais, nenhum outro grupo ou instituição além do Estado tem o poder de obrigar, cobrar, taxar e punir.

O que é o conceito de Estado?

O Estado corresponde ao conjunto de instituições no campo político e administrativo que organiza o espaço de um povo ou nação. Para o Estado existir, é necessário que ele possua o seu próprio território e que exerça sobre este a sua cidadania, ou seja, o Estado deve ser a autoridade máxima na área a ele correspondente.

Como surgiu o Estado para a filosofia?

surgiram como uma delegação do poder social, numa estrutura política capaz de assegurar o direito de propriedade frente a inimigos internos (ladrões) ou externos (invasores). … Para os filósofos gregos, o núcleo do conceito de estado se achava representado pela idéia de poder e de submissão.

Como Karl Marx define o conceito de Estado?

Para Karl Marx, o estado capitalista é entendido como um reflexo da base econômica da sociedade capitalista, com sua função principal refletindo as necessidades da economia capitalista.

Qual é a concepção do Estado?

Podem ser distinguidas três concepções fundamentais: 1 – A concepção organicista, segundo a qual o Estado é independente dos indivíduos e anterior a eles; 2 – A concepção atomista ou contratualista, segundo a qual o Estado é criação dos indivíduos; 3 – A concepção formalista, segundo a qual o Estado é uma formação …

Qual é a definição de Estado que Max Weber formulou?

98; 1988, p. 506). E, a seguir, apresentou seu conhecido conceito: “O Estado é aquela comunidade humana que, dentro de deter- minado território – este, o ‘território’, faz parte de suas características – reclama para si (com êxito) o monopólio da coação física legítima”5 (Weber, 1982, p.

O que representa o Estado para Max Weber e Karl Marx?

O Estado é, para Weber, dotado de legitimidade e dominação legal (condições que possibilita sua manutenção). O Estado Moderno é resultado do desenvolvimento da sociedade capitalista que por sua complexidade exige uma administração racional e burocrática.

Como surgiu o conceito de Estado?

A Itália foi o primeiro país a empregar a palavra Stato, embora tenha um significado vago. Já a Inglaterra, no século XV, e posteriormente a França e a Alemanha, no século XVI, usaram o termo Estado como uma definição da ordem pública.

Quanto ao conceito de Estado é correto afirmar que?

Sobre o conceito de Estado, é correto afirmar: É uma organização civil para administrar dado território e a sua população. Refere-se à não existência da divisão territorial determinada pelos limites geográficos. Trata-se da eleição realizada pelo povo que garante a legitimidade para pessoas governarem.

Qual é a origem do Estado?

O Estado pode ser definido como um poder político centralizado e exercido sobre um povo localizado em um território delimitado. Temos então o chamado Estado moderno, surgido na Europa renascentista, sob forma de monarquias absolutistas, em que as propriedades do reino eram do rei, ou seja, não existia o espaço público.

Como surgiu o Estado segundo Thomas Hobbes?

Na visão de Hobbes, o estado surge como uma instituição que assegura uma dada restrição à liberdade que cada indivíduo impõe a si mesmo, dentro de uma coletividade, como maneira de cessar o estado de guerra de todos contra todos.

Como Marx define a relação do Estado e do direito com a propriedade?

Nesse momento, o povo chegaria ao poder e as decisões seriam tomadas pela própria massa popular. Dentre essas decisões, estaria a socialização das propriedades, enquanto que o Estado, e consequentemente o Direito (já que este é produto daquele) iriam perdendo as suas funções até se extinguirem completamente.

Qual a concepção de Estado e política social?

As políticas sociais – e a educação – se situam no interior de um tipo particular de Estado. São formas de interferência do Estado, visando a manutenção das relações sociais de determinada formação social. Portanto, assumem “feições” diferentes em diferentes sociedades e diferentes concepções de Estado.