O que é Monoaminoxidase?

Quais são os Monoaminoxidase?

Os inibidores da monoamina oxidase (IMAOs) são psicofármacos com diversas finalidades terapêuticas para transtornos psiquiátricos, dentre eles depressão maior refratária ao tratamento. Seus representantes são a Isocarboxazida, Moclobemida, Fenelzina, Selegilina e Tranilcipromina.

O que são inibidores da Monoaminoxidase?

Os inibidores da monoamina oxidase, os iMAOs, são as primeiras substâncias a serem usadas como antidepressivos, já nos anos 50. Seus principais representantes eram a hidrazina, a fenelzina e a tranilcipromina.

Como funciona a Monoaminoxidase?

A função da MAO é degradar essas monoaminas evitando assim que se acumulem (no caso de monoaminas endógenas) ou que gerem efeitos indesejáveis (no caso de monoaminas exógenas). O processo pelo qual a MAO degrada monoaminas é conhecido por deaminação oxidativa que gera como produtos aldeídos e íon amônio.

Quais são os nomes dos inibidores de Monoaminoxidase?

Inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) comercializados como antidepressivos nos EUA (p. ex., fenelzina, tranilcipromina, isocarboxazida) são irreversíveis e não seletivos (inibem a MAO-A e MAO-B). Outro IMAO (selegilina), que inibe apenas a MAO-B em doses baixas, está disponível como adesivo.

Quais são os antidepressivos tricíclicos?

Mesmo esses compostos sendo conhecidos a mais de 100 anos, os antidepressivos tricíclicos (ADTs; imipramina, desipramina, amitriptilina, nortriptilina, clomipramina) ainda são amplamente utilizados.

O que significa MAO B?

As monoamina oxidases, MAO-A e MAOB, são isoenzimas presentes na membrana das mitocôndrias de células neuronais e não neuronais, cuja principal função in vivo é catalisarem a desaminação oxidativa de diversas aminas biogénicas, como monoaminas neurotransmissoras e neuromoduladoras (dopamina, noradrenalina, adrenalina, …

O que é IMAO em inglês?

Inibidores da Monoamina Oxidase (IMAO): Monoamine Oxidase Inhibitors (MAOIs): O uso concomitante de inibidores da monoaminoxidase (IMAO) pode potenciar os efeitos dos opiáceos, com base na experiência com morfina.

O que quer dizer IMAO em inglês?

LMAO: Sigla de “Laughing My Ass Off”, que pode ser traduzido como “Me borrei de tanto rir”. LOL: Essa é uma sigla que aparece diversas vezes enquanto navegamos pela web, e é da época do “falecido” MSN Messenger. Em inglês, significa “Laughing Out Loud”, traduzido para o português como “Rindo alto”.

Como agem os inibidores da mão?

Quanto ao mecanismo de ação, os inibidores da MAO-A vão permitir o aumento da concentração de neurotransmissores na fenda sináptica, o que leva a um aumento da serotonina e noradrenalina, desencadeando um efeito semelhante aos antidepressivos tricíclicos.

Como atuam os inibidores da mão?

Os fármacos inibidores da MAO inibem a enzima monoamina oxidase (MAO), responsável por degradar monoaminas como a noradrenalina, tiramina, dopamina e serotonina, aumentando assim a concentração no corpo e no cérebro dessas substâncias, condicionando maior excitação dos neurônios que possuem receptores para esses …

Para que serve a fluoxetina?

A medicação pode ser prescrita para adultos, com o objetivo de aliviar sintomas relacionados às seguintes condições: Depressão (associada ou não à ansiedade) TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) Transtorno de pânico.

Para que serve cloridrato de amitriptilina de 25?

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? O médico receitou o cloridrato de amitriptilina para tratar uma ou mais das seguintes condições: depressão e enurese noturna (urinar na cama à noite). O cloridrato de amitriptilina possui propriedades ansiolíticas e sedativas (calmantes).

Quais são os antidepressivos mais usados?

Os antidepressivos dessa classe mais populares são a fluoxetina, citalopram, paroxetina, sertralina, fluvoxamina e escitalopram.

Qual a atuação dos antidepressivos tricíclicos?

Uma dessas classes é o tricíclico. Esse tipo atua aumentando a disponibilidade cerebral de serotonina, noradrenalina e, em menor escala, de dopamina, que são neurotransmissores fundamentais para o bom funcionamento do cérebro, regulando o humor, o sono, a libido e o apetite.