O que é herdabilidade no melhoramento genético?

Qual a definição de herdabilidade?

Herdabilidade é a porção da variação fenotípica observada que ocorre em função dos efeitos genéticos. A estratégia de melhoramento pode ser definida em função: Da herdabilidade, a qual não é apenas uma propriedade do caráter.

Qual a importância da herdabilidade para o melhoramento genético?

A maior importância da herdabilidade no estudo genético dos caracteres quantitativos é o seu papel preditivo, expressando a confiabilidade do “valor fenotípico” como preditor do “valor genético“.

O que a herdabilidade de uma característica indica?

A Herdabilidade é um coeficiente genético que expressa a razão da variação genética à variação total de um dado atributo numa população. A variação de um traço na população é referida como variação fenotípica, enquanto variação genética numa população é referida como variação genotípica.

Quais são os tipos de herdabilidade?

Pode ser dividida em dois tipos: herdabilidade no sentido amplo e herdabilidade no sentido restrito.

O que é herdabilidade e repetibilidade?

A repetibilidade é similar a herdabilidade, porém nesse caso temos um terceiro componente de variância envolvido que é a variância de ambiente permanente. Então, a repetibilidade é a proporção da variância fenotípica total que é devido às variâncias genéticas e de ambiente permanente.

Qual a diferença entre herdabilidade e herança genética?

Palavra derivada de hereditariedade; que se transmite de pai para filho (genes). Exemplo de uso da palavra Herdabilidade: Algumas doenças do coração podem se desenvolver por herdabilidade.

Como a herdabilidade pode ser utilizada em melhoramento de plantas?

Para fins de melhoramento genético, a herdabilidade no sentido restrito é a mais adequada, uma vez que considera somente a aditividade, que é a porção herdável da variância genética, que, em última instância, é o que pode ser passado de geração a geração por seleção.

Para que serve conhecer princípios de herdabilidade no melhoramento animal?

A herdabilidade (h2) mede quanto das diferenças entre os animais é devido a diferenças genéticas e, portanto, transmissível de pais a filhos. A herdabilidade pode ser expressa em percentagem, sendo que valores mais altos indicam uma maior transmissão da superioridade dos pais para a progênie.

Como podemos interpretar e classificar os valores de herdabilidade?

Indica quanto da variação fenotípica que é de origem genética. h2 < 0,1 ⇒ baixa (≠ ambientais mais importantes). 0,1 < h2 < 0,3 ⇒ média (≠ genéticas e ambiente ≅). h2 > 0,3 ⇒ alta (≠ genéticas são mais importantes).

O que são características de baixa herdabilidade?

Características de baixa herdabilidade são mais sujeitas às variações ambientais. Nesse caso, a seleção com baixa intensidade, de um grande número de indivíduos e seleção posterior, com base em testes de progênies, pode resultar em ganhos maiores.

Quais os tipos de ação gênica?

Basicamente, há três tipos de ação gênica: Ação gênica aditiva, ação gênica dominante e ação gênica epistática ou de interação.

Quais são os tipos de fenótipos?

Em outros tipos de relações de dominância podemos observar diferentes fenótipos. Na dominância incompleta, codominância e sobredominância, o heterozigoto apresenta fenótipos intermediários e combinações de fenótipos entre o dominante e o recessivo.

O que é a repetibilidade?

Repetibilidade: variação observada quando o mesmo operador mede a mesma peça várias vezes, ou seja a variação devido ao equipamento de medição. Reprodutibilidade: variação observada entre os operadores, ou seja, a variação devido ao método de medição.

O que é repetibilidade genética?

A repetibilidade mede a correlação média entre dois fenótipos sucessivos de um mesmo indivíduo. As diferenças entre os fenótipos repetidos de um animal refletem um efeito especial de ambiente já que o genótipo não muda.