O que é a veia safena parva?

Qual a função da veia safena parva?

As veias safenas fazem parte do sistema superficial, ou seja, drenam o sangue entre a pele e os músculos. Elas levam esse fluxo para as veias profundas através de veias perfurantes (ficam no trajeto) e onde elas desembocam diretamente nas veias profundas.

Quem forma a veia safena parva?

A veia safena parva, pequena safena ou safena externa origina-se no pé e estende-se posteriormente ao longo da perna para terminar no joelho, onde habitualmente tributa na veia poplítea. … drenar na poplítea por um tronco comum com a veia gemelar interna.

O que é insuficiência da safena parva?

Significa apenas que sua safena apresenta uma pequena parte com “defeito”, que na maioria das vezes não precisa de qualquer tratamento. Se avaliarmos 100 pessoas, uma boa parte apresenta essa mesma alteração ao exame de duplex scan e não tem qualquer sintoma. Ou seja, achado de exame complementar.

O que a veia safena pode causar?

A safena doente pode ser responsável pela sobrecarga de veias saudáveis, transformando-as em veias varicosas (dilatadas, tortuosas e sem função). A não retirada de uma safena doente pode acarretar em piora da doença venosa (Varizes) com o tempo (causando edema, dor, queimação e varizes).

Qual a origem da veia safena parva?

A veia safena parva começa na junção da veia digital dorsal do quinto pododáctilo com o arco venoso dorsal, passa ao longo da face lateral do pé, junto com o nervo sural e ascende ao longo da face lateral do tendão calcâneo (Aquiles).

Onde a veia safena parva se comunica profundamente?

O sistema venoso superficial do membro inferior e as veias safena magna e parva estão conectados diretamente com o sistema venoso profundo por uma série de veias comunicantes; outrossim, essas veias não devem ser confundidas com as veias perfurantes, que passam através da fáscia profunda.

O que fazer quando a safena insuficiente?

O tratamento da veia safena magna insuficiente pode ser desde a sua retirada cirúrgica, a chamada safenectomia até opções de tratamento mais modernos, sem a necessidade de cortes ou cirurgias e que permitem um retorno imediato às atividades (trabalho e exercícios) com resultados excelentes, sendo considerados hoje, a …

Qual o perigo da safena entupida?

Riscos da cirurgia para retirar a safena Trombose nas pernas; Hematoma; Lesão de nervos próximos à veia safena; Embolia pulmonar.

Quais os sintomas de problemas na veia safena?

Habitualmente as pessoas que apresentam algum problema nas veias safenas desenvolvem os sintomas clássicos: dores e inchaço nas pernas. Além disso, elas podem estar dilatadas e serem identificadas pelo especialista durante a consulta médica.

Quais os sintomas da safena entupida?

Inchaço em apenas uma das pernas

  • Palidez nas pernas;
  • Cãibras frequentes;
  • Sensação de fraqueza e cansaço muscular;
  • Ferimentos na pele de difícil cicatrização;
  • Dedos com pontas escurecidas;
  • Dormência nas pernas;

Onde fica a veia safena magna é parva?

Temos em cada perna a veia safena magna, que se estende pela face medial de toda a perna desde a virilha até o tornozelo, e a veia safena parva, que se estende pela face posterior da perna, desde a dobra do joelho até o tornozelo.

Qual a principal veia do grupo profundo?

A veia safena magna é a veia mais longa do corpo, começa na veia marginal medial do dorso do pé e termina na veia femoral, cerca de 3 cm abaixo do ligamento inguinal. Ascende em frente ao maléolo tibial e ao longo do lado medial da perna junto ao nervo safeno.

Onde termina a safena parva?

Conclusão: A veia safena parva apresenta variações anatômicas em sua terminação. Freqüentemente, termina em veias da coxa (97,2%), comunicando-se com a veia poplítea em cerca de metade dos casos (52,8%). Raramente termina em veias da perna (2,8%).

Como melhorar a safena?

Alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes e verduras, potencializam a circulação sanguínea, bem como alimentos proteicos auxiliam na manutenção da massa muscular, o que garante um retorno venoso de qualidade. Além disso, é muito importante se manter hidratada.