O que é a religião de Allan Kardec?

O que prega Allan Kardec?

“A proposta mais ousada de Kardec foi a de naturalizar a dimensão espiritual, tornando-a, assim, passível de investigação científica. “Hoje, entre os europeus, o kardecismo é visto como pseudorreligião.

Qual a religião do Allan Kardec?

o Espiritismo
Em seus estudos, ele afirma que Kardec posiciona o Espiritismo numa posição de ponte entre a Filosofia, a Ciência e a Religião: Como se viu, em suas relações com a ciência, a filosofia e a religião, o espiritismo se coloca como um entre-lugar – um espaço de encontro e reapropriação.

O que é a religião espírita?

O que é o espiritismo: Espiritismo, Kardecismo ou Espiritismo Kardecista é uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico, cuja principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações.

Qual é o objetivo da religião espírita?

Objetivo do Espiritismo e seu tríplice aspecto O objetivo essencial do Espiritismo é melhorar os homens, no que concerne ao seu progresso moral e intelectual. “O verdadeiro espírita não é o que crê nas comunicações, mas o que procura aproveitar os ensinamentos dos Espíritos.

O que é Deus para os espíritas?

Deus, para o Espiritismo, é a Inteligência Suprema (Allan Kardec). O objetivo do ser é a evolução, a ampliação de sua consciência através da aquisição de conhecimentos.

Como Kardec codificou a doutrina espírita?

Rivail fez centenas de perguntas aos Espíritos, analisou as respostas, comparou-as e codificou-as, tudo submetendo ao crivo da razão, não aceitando e não divulgando nada que não passasse por esse crivo. Assim nasceu O Livro dos Espíritos. O professor Rivail imortalizou-se adotando o pseudônimo de Allan Kardec.

Quem é espírita acredita em Deus?

Os espíritas também acreditam em Deus como inteligência suprema, autor das leis da natureza e criador do universo. Na visão deles, Jesus Cristo não é filho de Deus, e sim um espírito evoluído.

Quais são as religiões espíritas?

A opção espírita engloba os kardecistas (2.262.401), adeptos de umbanda (397.431) e candomblé (127.582), seitas estas de origem afro, além de outras como xamanismo e santo daime com menor número de seguidores, seitas que pressupõem conhecimento e uso de forças sobrenaturais.

Como explicar quem é Deus?

Deus é um conceito de Ser Supremo presente em diversas religiões monoteístas, henoteístas ou politeístas, sendo geralmente definido como o espírito infinito e eterno, criador e preservador do Universo.

O que é que Deus é?

Significado de Deus substantivo masculino O ser que está acima de todas as coisas; o criador do universo; ser absoluto, incontestável e perfeito. [Religião] Nas religiões monoteístas, uma só divindade suprema, o ser que criou o universo e todas as coisas que nele existem.

Como começou a Doutrina Espírita?

O berço do Espiritismo foi a França, no século 19, quando Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, iniciou uma série de estudos sobre a manifestação dos espíritos. Kardec observou o fenômeno das mesas girantes, sessões de contato com espíritos de pessoas mortas.

Quando foi codificada a Doutrina Espírita?

A Doutrina Espírita foi codificada por Allan Kardec entre 1857 e 1869. Vasta literatura foi produzida durante esse período, que vai muito além das Obras Básicas, também denominados de “Pentateuco”. Kardec – O Filme tem a sua estreia para 16 de maio de 2019.

O que é Jesus para o Espiritismo?

Para o Espiritismo, Jesus é o modelo de ser humano mais perfeito que Deus ofereceu, para servir de guia. Neste sentido é que Allan Kardec afirma que, “para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra.

O que a Bíblia fala sobre a Doutrina espírita?

A bíblia segundo o espiritismo é considerada uma obra antiga e registra o “fundamental” da passagem de Jesus Cristo, mas com olhos, pensamentos, e uma mente racional. Os fatos relatados e a realidade social são muito diferentes dos tempos de hoje e muitos autores espíritas levam em consideração essa diferença.