O que é a Psicologia da aprendizagem?

Qual é o objeto de estudo da psicologia da aprendizagem?

O objetivo da disciplina Psicologia da Aprendizagem é apresentar o conceito de aprendizagem e as diferentes abordagens de estudo deste processo psicológico, analisando as bases epistemológicas das duas principais concepções de aprendizagem, com ênfase nas teorias cognitivas da aprendizagem.

Que é psicologia da aprendizagem?

A Psicologia da Aprendizagem foca o indivíduo e o desenvolvimento intelectual de suas capacidades; a Psicologia Experimental aplicada à Educação busca normalizar compor- tamentos e ações em que culpabilizavam aqueles que por algum motivo não se desenvolviam ou não aprendiam dentro do esperado.

Qual a importância da psicologia para a aprendizagem?

A importância da psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a …

Quais são as principais teorias da psicologia da aprendizagem?

Teoria Construtivista de Bruner O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. Aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento.

O que é a psicologia da aprendizagem é como o estudo da mesma pode contribuir para a prática docente?

No processo de ensino e de aprendizagem acontece algo similar. … Só há ensino se há aprendizagem. E a aprendizagem demanda o ensino. Nesse sentido, a psicologia da aprendizagem é uma série de estratégias, instrumentos e recursos para que o professor possa manejar o seu ato pedagógico, fazendo a figura de mediador.

O que é a psicologia da educação e da aprendizagem?

A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Estudar psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem.

Como a psicologia da aprendizagem pode ajudar o professor?

Se o papel do professor é ensinar e o do aluno é aprender, a psicologia da aprendizagem tenta contribuir como uma ponte, para que este processo, que nós chamamos de ato pedagógico, tenha êxito. … Para ser mediador, o professor precisa conhecer os fundamentos da aprendizagem. E em relação à avaliação.

Qual é a importância do estudo da psicologia?

A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.

Quais são as teorias da aprendizagem?

Teorias da Aprendizagem

  • Teoria Experiencial. …
  • Teoria Cognitiva da Aprendizagem. …
  • Teoria Social Cognitiva. …
  • Andragogia. …
  • Teoria da carga cognitiva. …
  • Teoria de Fitts e Posner.

Quais são as principais teorias da educação?

Pensando nisso, separamos as 6 principais teorias de educação para você conhecer e entender um pouco mais sobre cada uma delas.

  • 1- Teoria da aprendizagem de Skinner. …
  • 2- Teoria do Construtivismo. …
  • 3- Teoria da aprendizagem significativa. …
  • 4- Teoria do Construcionismo. …
  • 5- Pedagogia da autonomia.

Por que as teorias da aprendizagem de Piaget e Vygotsky podem contribuir com a prática do professor?

A partir das conclusões de Vygotsky e de Piaget, percebemos que o papel do professor deve superar a visão tradicional e os modelos em que ele possui o conhecimento e apenas se encarrega de transmiti-lo aos seus alunos.

Qual a importância da psicologia do desenvolvimento para o professor?

Além de contribuir para a estrutura e técnicas de ensino-aprendizagem, conhecer os aspectos do desenvolvimento humano ajuda a construir vínculos entre educadores e alunos, fortalecendo a confiança e facilitando a prática pedagógica.

O que é a educação e a sua relação com a psicologia da educação?

Uma segunda maneira de encarar a relação entre a Psicologia e a Educação, acredita que a escola promove o desenvolvimento psicológico. Ou seja, o trabalho realizado dentro das salas de aulas no processo ensino-aprendizagem, favorece o desenvolvimento psicológico em vários aspectos sociais, afetivos e cognitivos.

Qual a relação da psicologia enquanto profissão com a educação?

Uma segunda maneira de encarar a relação entre a Psicologia e a Educação, acredita que a escola promove o desenvolvimento psicológico. Ou seja, o trabalho realizado dentro das salas de aulas no processo ensino-aprendizagem, favorece o desenvolvimento psicológico em vários aspectos sociais, afetivos e cognitivos.