O que é a política monetária expansionista?

Que é política monetária expansionista?

Na Política Monetária Expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda em circulação no país e reduz as taxas de juros com o objetivo de melhorar o desempenho da economia por meio do aumento do poder de compra para incentivar o consumo.

É exemplo de política monetária expansionista?

Exemplo do uso de política monetária expansionista Um exemplo de política monetária expansiva ocorreu no Brasil de 2016 a 2018. Para vencer a recessão e, uma vez com as expectativas de inflação ancoradas, o Banco Central deu início a um agressivo programa de redução da taxa de juros.

O que são políticas monetárias expansionistas e contracionistas?

A política expansionista é o contrário da contracionista. Nesse caso, o objetivo é fazer a economia e o consumo crescerem. … A política expansionista tem como desvantagem deixar a economia sujeita à inflação, já que a demanda irá aumentar. Já a contracionista tem efeito contrário, ou seja, pode diminuir a demanda.

O que é política monetária expansionista e política monetária restritiva?

A Política Monetária Expansionista é usada, geralmente, quando a economia se encontra numa situação de recessão, sendo preciso, então, um estímulo para o seu crescimento. Ela é o contrário da política monetária restritiva, ou seja, visa aumentar a liquidez e a oferta de moeda na economia.

Quais são os tipos de política monetária?

Existem dois tipos de políticas monetárias: expansiva e restritiva. O tipo de política adotada é muito importante para os investidores, já que pode afetar o retorno dos investimentos.

Quais as consequências de uma política monetária expansionista?

Na política monetária expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda ao país e diminui as taxas de juros com o objetivo de crescer a economia e expandir o consumo. … A política expansionista tem como vantagem a expansão da economia, porém, a desvantagem de manter o país sujeito à inflação.

É exemplo de política monetária contracionista?

Exemplo de política monetária contracionista Em meio à recessão vivida pelo país a expectativa de inflação era bastante alta. Para conter a inflação, portanto, o Banco Central optou por elevar a taxa de juros e mantê-la em patamares altos durante muito tempo.

O que são políticas contracionistas?

Política Contracionista é um conjunto de medidas feita pelo Governo, com o intuito de diminuir o alto crescimento do mercado econômico, além de controlar inflação e circulação de moeda.

Quais são as medidas contracionistas de política monetária?

Essa política é adaptada em épocas de recessão visando aumentar a demanda agregada e gerar novos empregos. Pelo contrário, a política monetária contracionista consiste em reduzir a oferta de moeda, aumentando assim a taxa de juros e reduzindo os investimentos no setor privado.

O que é uma política restritiva?

Política restritiva Essa medida é adotada quando um país tem que diminuir sua inflação interna. Para isso, a entidade que controla a economia e dita quais medidas serão adotadas, aumenta a taxa de juros.

Quais os 3 instrumentos da política monetária?

São três os principais instrumentos de política monetária presentes nesta conjuntura:

  • Open Market;
  • Redesconto;
  • Depósito compulsório;

15 de jan. de 2018

Quais são os tipos de política econômica?

A política econômica brasileira possui três instrumentos principais: a política monetária, cambial e fiscal. O ideal é que haja um equilíbrio entre as três políticas.

Como a política monetária pode afetar o crescimento econômico?

A política monetária só apresenta efeito em variáveis reais da economia no curto prazo à medida que surpreende os agentes. Ocorre que estes corrigem suas expectativas futuras com base na experiência presente. Isso significa que reduções da taxa de juros podem induzir maiores taxas de gasto e investimento.

Quais são as consequências econômicas e sociais da inflação?

Ou seja, como a inflação muito alta é um sinal de fragilidade da economia, ocorre uma queda nos investimentos internacionais, sobretudo no médio e longo prazo. … Com a diminuição dos investimentos no setor produtivo, menos empregos são gerados, o que pode aumentar a taxa de desemprego.