Como se dirigir a um procurador?

Qual o pronome de tratamento para procurador?

Pronomes e formas de tratamento

Destinatário Tratamento Identificação do destinatário
Advogada-geral ou advogado-geral e procuradora-geral ou procurador-geral Vossa Excelência Excelentíssima Senhora ou Excelentíssimo Senhor nome (…) cargo (…)

Como chamar um procurador?

Auditores, Curadores, Defensores Públicos, Desembargadores, Membros de Tribunais, Presidentes de tribunais, Procuradores e Promotores: Vossa Excelência (V. Exa) – Vocativo: Excelentíssimo Senhor + cargo; Juízes de Direito: Meritíssimo Juiz ou Vossa Excelência (M.

Como se dirigir a um procurador de justiça?

O pronome de tratamento usado para tratar um promotor com cortesia e reverência é Vossa Excelência, com abreviatura V. Ex. ª. Segundo a Lei nº 8.625/93 Art.

Como se referir ao procurador geral?

EXCELENTÈSSIMO SENHOR PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO, DR. FERNANDO GRELA; EXCELENTÈSSIMA SENHORA DEFENSORA P BLICA GERAL DO ESTADO, DRA.

Quem é Excelentíssimo?

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

O que quer dizer Ilmo Sr?

Ilmo. é uma abreviação do pronome de tratamento “Ilustríssimo” utilizado em comunicações oficiais. Após o ano de 1991, foi dispensado o seu uso considerando-se suficiente à forma de tratamento “Senhor“.

Como se referir ao representante do Ministério Público?

3) À maioria das autoridades se confere o tratamento de Vossa Excelência. Enquanto isso, reserva-se Vossa Senhoria para o tratamento formal das pessoas comuns. 4) Os manuais de Gramática, quando tratam especificamente da matéria, destinam normalmente o tratamento de Vossa Excelência aos membros do Ministério Público.

Como se dirigir a uma autoridade?

  1. Freira. Sua/Vossa Reverendíssima.
  2. General. Sua/Vossa Excelência.
  3. Governador de Estado. Sua/Vossa Excelência.
  4. Irmã (madre, sóror) Sua/Vossa Reverendíssima.
  5. Magistrado e membro do MP. Sua/Vossa Excelência.
  6. Major. Sua/Vossa Senhoria.
  7. Marechal. Sua/Vossa Excelência.
  8. Ministro. Sua/Vossa Excelência.

Como se referir ao oficial de justiça?

Ex.: Vossa Excelência, Sr.

Qual o pronome de tratamento para oficial de justiça?

Reproduzimos aqui a parte que diz respeito ao Judiciário: Tratamento: Vossa Excelência. Vocativo: Excelentíssimo Senhor.

Quando usar Exmo?

3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.

Quando usar Vossa Excelência?

Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo). Aqui também entram Reitores de Universidades (faremos uma explicação breve a seguir).

Como se dirigir a um juiz?

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene é correto tratá-lo por “excelência” ou por “meritíssimo juiz”. É importante lembrar anotar que não há qualquer reparo a ser feito ao uso da expressão “senhor juiz”, que, além de respeitosa, por ser mais simples, torna-se mais recomendável.

Como usar Ilmo Sr?

é uma abreviação do pronome de tratamento “Ilustríssimo” utilizado em comunicações oficiais. Após o ano de 1991, foi dispensado o seu uso considerando-se suficiente a forma de tratamento “Senhor”.