Como saber se estou com faringite viral ou bacteriana?

Qual a diferença de faringite viral e bacteriana?

A faringite viral, a mais comum, costuma surgir após infecções causadas por vírus, como o resfriado e a gripe. Já a faringite bacteriana na maioria das vezes é causada pela bactéria Estreptococos pyogenes, ou estreptococo do grupo A. Em ambos os casos, alguns fatores de risco podem aumentar as chance de infecção.

Quais os sintomas da faringite bacteriana?

Entre os sintomas de faringite, podemos destacar:

  • dor de garganta;
  • dificuldade para engolir alimentos e até mesmo água;
  • sensação de garganta seca;
  • rouquidão;
  • febre baixa;
  • coriza;
  • tosse.

Quanto tempo dura uma faringite bacteriana?

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

Como saber se a infecção de garganta e viral ou bacteriana?

A ofensiva viral e a reação inflamatória despertada por ela afetam toda a mucosa da garganta, gerando vermelhidão, coceira, inchaço e dor. Na bacteriana, as amígdalas ficam inchadas e podem sediar uma placa esbranquiçada, o pus. A febre pode dar as caras em ambos os casos.

Como se pega a faringite bacteriana?

A faringite se transmite através de gotículas eliminadas durante espirros ou tosse. O contato com uma pessoa afetada aumenta o risco de faringite aguda. Infecções virais são mais comuns no verão e no outono e muitas vezes levam ao nariz congestionado.

Como fica a garganta quando está com faringite?

Sintomas como a dor de garganta à deglutição (odinofagia), a irritação, o ardor, o pigarro, são frequentes na faringite, associando-se frequentemente com cefaleias, febre, expectoração e mal estar geral (ver detalhes de sinais e sintomas da faringite).

O que é bom tomar para faringite?

Os analgésicos, como paracetamol ou dipirona, na forma de comprimidos, xarope ou gotas, podem ser indicados pelo médico para o tratamento da faringite viral ou alérgica, pois ajudam a aliviar a dor de garganta ou a dor de cabeça.

Como curar faringite bacteriana?

Nas faringites bacterianas, o tratamento é feito com antibióticos como penicilina, eritromicina e amoxicilina. Os medicamentos são administrados por via oral ou injeção. Os sintomas geralmente melhoram 48 horas depois do início do tratamento ou antes quando o medicamento é injetável.

Quanto tempo leva para curar uma faringite?

É uma infecção da faringe (garganta) de curta duração, causada por diferentes vírus ou bactérias. Ela é contagiosa através de gotículas eliminadas pelos espirros ou tosse. Os principais sintomas são dor de garganta, dor de cabeça e febre. A condição geralmente se resolve dentro de 7 a 10 dias sem qualquer medicação.

Como saber se a dor de garganta e bacteriana ou viral?

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Quando a dor de garganta e bacteriana?

A amigdalite bacteriana é uma inflamação das amígdalas, que são estruturas localizadas na garganta, causada por bactérias geralmente do gênero Streptococcus. Essa inflamação normalmente causa febre, dor de garganta e dificuldade para engolir, o que leva à perda de apetite.

O que ocasiona faringite?

Os fatores agressores como o tabaco, a inalação de tóxicos ambientais, o álcool, o refluxo esofágico, que ao provocarem uma irritação persistente na mucosa respiratória, facilitam os processos infecciosos, são muito importantes na etiopatogenia da faringite.

Qual o pior tipo de faringite?

Responsável por cerca de 15% das inflamações em adultos e 30% nas crianças, a faringite bacteriana é menos comum, porém mais perigosa do que a viral. Pacientes afetados por este tipo da doença devem receber um cuidado ainda mais especial para garantir um tratamento adequado e evitar maiores complicações.

O que fazer para acabar com a faringite?

Veja o que você pode fazer para conviver bem com essa inflamação:

  1. Descanse. Durma bastante e poupe sua voz.
  2. Beba muito líquido. Você precisa manter sua garganta molhada para evitar desidratação e atenuar o desconforto causado pela faringite.
  3. Prefira os quentinhos. …
  4. Água com sal. …
  5. Evite o ar seco. …
  6. Livre-se do cigarro.