Quais as principais teorias de Sócrates?

Quais as principais teorias de Sócrates?

Diante disso e das questões cívicas que observavam em Atenas, Sócrates e os outros filósofos da época passaram a se questionar sobre a organização da sociedade, como chegar à verdade, como definir o que é justo ou injusto, entre outros temas.

Quais são as principais teorias de Sócrates?

De qualquer forma suas principais ideias envolviam crer:

  • Na imortalidade da alma.
  • Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas.
  • Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro.
  • Na democracia com um filósofo a frente.
  • Na ética do senso comum.

Quais são os principais pensamentos de Sócrates?

Conheça algumas das principais frases de Sócrates: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. “Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem”. “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna, é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.

O que é a teoria socrática?

O princípio básico do método socrático é que os estudantes aprendem por meio do uso de pensamento crítico, raciocínio e lógica. O ponto de partida é, justamente, a famosa frase de Sócrates: “só sei que nada sei”. Apenas reconhecendo nossa ignorância e estando abertos a aprender mais, podemos evoluir.

Quais as 4 etapas do método socrático?

4) O método socrático é composto pela EXORTAÇÃO, INDAGAÇÃO, IRONIA e MAIÊUTICA.

Qual é a filosofia de Sócrates?

Sócrates revolucionou a Filosofia ao transferir a vocação questionadora da natureza física para a natureza humana, seus valores, verdades e fundamentos. Se existiu alguma revolução na filosofia logo em seus primeiros séculos na Grécia Antiga, ela atende por um nome: Sócrates.

Qual o principal método de Sócrates?

O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.

Quais são as 4 etapas do método socrático?

4) O método socrático é composto pela EXORTAÇÃO, INDAGAÇÃO, IRONIA e MAIÊUTICA.

Quais são as principais teorias de Aristóteles?

Aristóteles trata dos seguintes princípios: Identidade – Uma proposição é sempre ela mesma; Não contradição – Uma proposição somente pode ser falsa ou verdadeira e não ambas; Terceiro excluído – Não existe terceira hipótese para uma proposição: apenas falsa e verdadeira.

Quem foi Sócrates e quais são suas principais ideias?

Sócrates foi um grego de origem humilde que revolucionou o pensamento ocidental de tal modo que foi condenado à morte em 399 a.C. Mestre de Platão, Sócrates teria inaugurado o período antropológico da filosofia grega. Sócrates (470 – 399 a.C.) foi um filósofo grego que revolucionou o pensamento ocidental.

Qual é o método socrático?

O método socrático. É justamente em oposição à argumentação retórica dos sofistas que Sócrates desenvolve a dialética socrática, com o objetivo de mostrar um caminho racional para que os homens pudessem alcançar um conhecimento verdadeiro. Para ele, a discussão não visa vencer ou persuadir.

O que a filosofia de Sócrates pregava?

Ou seja, o que Sócrates pregava era que nós devemos nos ocupar menos com as coisas (riqueza, fama, poder) e passarmos a nos ocupar com nós mesmos. Poderia objetar-se: com que propósito deveria ocupar-me comigo mesmo? Porque é o caminho que me permite ter acesso à verdade.

Qual é a principal teoria de Platão?

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.

Qual foi a principal teoria de Aristóteles?

Aristóteles – Filosofia. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.