O que é trauma de tórax?

O que é trauma de tórax?

Lesões torácicas podem ser resultado de trauma fechado ou penetrante. As lesões torácicas mais importantes incluem: Ruptura aórtica. Os sinais podem ser assimetria da pressão arterial ou dos pulsos, diminuição do fluxo de sangue…

O que um trauma no tórax pode causar?

Alguns traumas torácicos colocam o paciente em risco de morte. Entre eles estão: tórax instável, tamponamento cardíaco, pneumotórax aberto, obstrução da via aérea e hemotórax maciço.

Como tratar pancada no tórax?

O tratamento é feito com oxigênio e às vezes com um ventilador para suporte respiratório até a cicatrização do hematoma.

Qual a classificação do trauma de tórax?

O trauma de tórax pode ser classificado quanto ao mecanismo de trauma (contuso ou penetrante) ou ainda em fechado ou aberto.

Onde é a região do tórax?

O tórax pertence ao grupo do esqueleto axial situado entre o pescoço e o abdome. Sua estrutura é dada pela parte superior mais estreita e aumenta inferiormente, tendo o que chamamos de formato de cone truncado.

O que é luxação no tórax?

Uma luxação é uma separação completa dos ossos que formam uma articulação. Na subluxação, os ossos na articulação ficam parcialmente fora de posição. Muitas vezes, uma articulação permanece deslocada até que seja colocada de volta no lugar (reduzida) por um médico, mas às vezes ela volta ao lugar sozinha.

Quais os sinais e sintomas que indicam uma lesão no tórax?

Os principais achados no exame físico são a taquipnéia, a dor torácica sensação de “fome de ar”. Bem como dispneia e a taquicardia. E mais, outros sinais que também podem estar presentes são o desvio da traqueia para o lado da lesão (como visto anteriormente) e a hipotensão.

Como saber se fraturei o tórax?

Os principais sintomas de uma fratura na costela incluem:

  1. Dor no tórax, que piora com a respiração ou ao toque;
  2. Dificuldade para respirar;
  3. Aparecimento de hematomas no tórax;
  4. Deformidade dos arcos costais;
  5. Desconforto que piora ao tentar fazer movimentos de torção do tronco;

Quais cuidados de enfermagem deve realizar no trauma torácico?

Dentre as intervenções de enfermagem, no cuidado as vítimas de trauma torácico estão: monitorizar sinais vitais, puncionar acesso venoso, desobstruir vias aéreas, observar o padrão respiratório, se existir presença de secreções realizar aspiração, monitorar oxímetria de pulso, ofertar oxigenoterapia, manter grades …

Quais os órgãos que fazem parte do tórax?

O tórax é o responsável por abrigar dois dos três órgãos mais importantes do corpo humano, que são o coração e os pulmões (o cérebro é o terceiro), e justamente por esse motivo que o tórax oferece uma proteção adicional que a maioria dos órgãos do nosso corpo não possui.

O que faz parte do tórax?

O tórax é composto por um conjunto de estruturas que pode ser dividido em parede torácica, espaços pleurais, pulmões, hilos pulmonares e mediastino. Superiormente o tórax continua-se com o pescoço e inferiormente é delimitado pelo diafragma.

Como saber se é luxação ou fratura?

Uma fratura é um osso quebrado. Uma luxação é quando um osso se move para fora de sua articulação, e um entorse/estiramento é o alongamento de ligamentos ou tendões. Enquanto eles podem ser parecidos, são duas lesões diferentes.

Como saber se o tórax está inflamado?

A inflamação é percebida ao sentir dor no meio do peito, cuja intensidade varia de acordo com a realização de movimentos que envolvam o tronco, como respirar fundo, estresse físico ou olhar para trás. Muitas vezes, essa dor pode até ser sentida como uma sensação de pressão, que acaba sendo confundida com um infarto.

Como é a dor de uma costela trincada?

A suspeita de fraturas de costelas é feita com a ocorrência de trauma torácico e a existência de dor no local do trauma. A dor em geral piora com a movimentação do tórax e com a respiração. A dor também pode piorar com a palpação principalmente na costela e no local onde houve a fratura.

Como deve ser os primeiros socorros em um trauma na região do tórax?

Trauma no tórax ➢ Deitar sobre o lado ferido, na posição lateral de segurança, consciente ou inconsciente. ➢ Aplicar curativo de gaze ou pano limpo, vedando totalmente a abertura do ferimento para impedir a entrada de ar.

Qual é o Protocolo de Atendimento ao trauma?

Utilizado na abordagem ao politraumatizado, o Protocolo XABCDE do Trauma padroniza o atendimento inicial ao paciente e foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais ao indivíduo. O protocolo é aplicável a todas as vítimas com quadro crítico, independentemente da idade.

Onde é a dor torácica?

Dor torácica é a sensação de dor ou desconforto , localizada na região anterior do tórax. Frente a um sintoma de dor, devemos definir os seguintes aspectos: localização, irradiação, característica, duração, fatores precipitantes, fatores que melhoram e pioram a dor e, ainda, os sintomas associados.

O que pode ser uma dor no tórax?

No geral, as causas mais comuns de dor torácica são: Doenças na região das costelas, cartilagem das costelas, músculos peitorais (dor musculoesquelética das paredes do tórax) ou dos nervos localizados no tórax. Inflamação da membrana que envolve os pulmões (pleurite.