O que é textura Porfiritica?

Que são rochas Faneríticas?

fanerítica. Textura de uma rocha em que os componentes minerais apresentam granulação suficientemente grossa para serem reconhecidos macroscópicamente. O uso do termo fanerítica é aplicável, fundamentalmente, a rochas ígneas de granulação média-fina a grossa, como granitos e gabros plutônicos ou hipabissais.

O que são texturas Fanerítica afanítica e Porfirítica?

É classificado como: Fanerítica: constituída integralmente de material cristalino identificável com a vista desarmada. Subfanerítica: constituída apenas parcialmente por material cristalino identificável com a vista desarmada. Afanítica: não contém material cristalino identificável com a vista desarmada.

Como é formada a textura Porfirítica?

porfirítica. Textura de rocha ígnea com cristais significativamente maiores (fenocristais) do que os da matriz mais fina ou mesmo vítrea.

Que são rochas Faneríticas e Afaníticas?

Afanítica (a = não + phanero = visível) — textura das rochas onde a maioria dos minerais ocorre em microcristais ou em cristais tão pequenos que são dificilmente discerníveis pelo olho nu. … Fanerítica (phaner = visível) — texturas típicas das rochas ígneas intrusivas que cristalizaram lentamente abaixo da superfície.

São rochas metamórficas?

As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo.

O que são rochas Máficas e Ultramáficas?

O vocábulo máfico deriva da aglutinação de magnésio e ferro (magnésio + ferro + sufixo ico), indicando a riqueza em ferro e magnésio desses minerais e rochas. Quando a riqueza em compostos ferromagnesianos é muito grande, os materiais são referidos como ultramáficos.

O que são minerais Máficos e Félsicos?

Félsico é um termo utilizado em geologia aplicado a minerais silicatados, magmas e rochas, ricos em elementos leves como o silício, oxigénio, alumínio, sódio e potássio. … Na extremidade oposta do espectro de rochas encontram-se as rochas e minerais máficos (ricos em ferro) e ultramáficos (ricos em magnésio).

Como se forma o peridotito?

Peridotito é o principal constituinte do manto e formase, nas rochas ígneas, por fracionamento magmático (de um líquido toleítico, por exemplo).

Quais são os tipos de rochas metamórficas?

Os principais exemplos de rochas metamórficas são: o gnaisse, formado a partir do granito (rocha ígnea); a ardósia, formada a partir do xisto (rocha metamórfica), e o mármore, formado a partir do calcário (rocha sedimentar).

Quais os tipos de rochas metamórficas?

Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).

O que são rochas Félsicas e rochas ultramáficas?

Félsico é um termo utilizado em geologia aplicado a minerais silicatados, magmas e rochas, ricos em elementos leves como o silício, oxigénio, alumínio, sódio e potássio. … Na extremidade oposta do espectro de rochas encontram-se as rochas e minerais máficos (ricos em ferro) e ultramáficos (ricos em magnésio).

O que são rochas máficas e rochas Félsicas de exemplo de cada grupo?

Classificação de rochas ígneas As rochas ígneas podem ser classificadas em função de sua composição mineralógica e química. … félsicarocha com menos de 15% de minerais máficos (piroxênio, anfibólio e biotita), e rica em minerais félsicos (feldspato e quartzo); também denominadas de hololeucocráticas-leucocráticas.

Quais são os minerais máficos?

São minerais, como a biotite, as anfíbolas, as piroxenas e a olivina, que são ricos em ferro e magnésio, e têm cor escura. São responsáveis, quando em quantidade suficiente, pela tonalidade escura das rochas magmáticas.

Quais minerais são denominados de máficos?

Os minerais mais comuns que entram na formação das rochas máficas são as olivinas, piroxenas, anfíbolas, biotite e outras micas, augite e, quando a riqueza em cálcio é maior, as plagioclases e feldspatos.