Como se explica as fases da Lua?

Qual a explicação para as fases da Lua?

Entenda o que são cada uma das fases da lua: As fases da Lua são resultado dos movimentos da Lua e da Terra em torno do Sol. Conforme a posição desses astros, vemos diferentes porções da Lua iluminada. Esses movimentos acontecem em ciclos que são representados pelas fases da Lua.

Como demonstrar as fases da Lua?

Para isso, a Terra deverá se movimentar até que fique entre a Lua e o Sol (lanterna). Para encerrar a sistematização das fases da Lua, oriente o aluno que está com a bola que representa a Terra a se movimentar de modo que a Lua fique apenas com uma parte (metade) iluminada, caracterizando a Lua em fase crescente.

Porque a Lua muda de forma e tamanho com o passar dos dias?

Na verdade a Lua nunca muda. O que muda é apenas a porção que permanece iluminada pela luz do Sol e visível para nós. Como a Lua possui os movimentos de rotação e translação sincronizados nós sempre vemos a mesma face dela voltada para nós e só quando esta face está iluminada pelo Sol é que conseguimos vê-la.

Por que motivo sempre vemos a mesma fase da lua?

Terra rotacionando 29,5 vezes enquanto a Lua realiza o movimento de translação em torno da Terra com apenas uma rotação. … Isso faz com que ela tenha sempre a mesma face voltada para o nosso belo planeta azul. Nessa volta, que dura aproximadamente um mês (sendo mais exatos, 29,5 dias), vemos todas as fases da Lua.

Como trabalhar as fases da Lua na educação infantil?

Observe hoje a noite o céu, depois escreva qual fase da Lua você viu e faça um desenho. Imagine uma história sobre a Lua, se conseguir escreva ela no seu caderno e depois conte ela para seus familiares, amigos e professores. Desenhe no seu caderno todas as fases da Lua e escreva o nome de cada uma delas.

Como você acha que é a superfície da Lua?

A Lua é constituída por uma superfície bastante irregular, repleta de rochas, ela é desprovida de gases, como os encontrados na Terra (oxigênio e hidrogênio), e recursos hídricos (água).

Porque que a Lua muda de tamanho?

A impressão de ver a lua maior é simplesmente uma questão de um truque de nossa visão. Ela também não muda de forma, embora pareça que sim. Isso acontece porque a forma que vemos no céu depende de quanto a face da lua está iluminada. … – Chamamos de lua crescente quando ela está mudando de lua nova para lua cheia.

Por que será que o formato da Lua muda regularmente?

Como a Lua não tem luz própria, ela reflete a luz do sol. Ela vai girando ao redor da Terra, daí o formato de cada fase, que é na verdade o ângulo que vai mudando de acordo com a posição iluminada pelo sol. … Quando a Lua está cheia é porque a face que está virada para a Terra está totalmente sendo iluminada pelo Sol.

Por que motivo sempre vemos a mesma?

Por causa de um fenômeno chamado “rotação sincronizada” nós só conseguimos ver uma face da Lua. Isso quer dizer que o tempo de rotação da Lua é igual ao seu período orbital. Ou seja, o tempo em que a Lua gira em torno de seu próprio eixo é igual ao tempo que ela leva para girar ao redor da Terra.

Porque nós não vemos o outro lado da lua?

Porque existe uma sincronia entre o tempo que ela leva para dar a volta em si mesma (sua rotação) e o tempo necessário para dar uma volta completa ao redor da Terra, movimento chamado de translação. Essa perfeita sintonia acaba deixando apenas um de seus lados visíveis para nós.

Qual disciplina estuda as fases da Lua?

Galerias de Imagens > > Astronomia Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade. as fases da Lua resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso, e sim um corpo iluminado pela luz do Sol. A face iluminada da Lua é aquela que está voltada para o Sol.

Qual é a área da superfície da Lua?

Lua
Satélite da Terra
Diâmetro equatorial 3474,8 km
Área da superfície 0,074 Terras 3,793 x 107 km²
Volume 0,020 Terras 2,1958 × 1010 km³

Quais são as características que podemos perceber na superfície da Lua?

A temperatura na sua superfície pode atingir cerca de 127 ºC quando iluminada pelo Sol e – 173 ºC quando está sem iluminação. O fato da Lua apresentar uma fina camada de atmosfera, explica essa variação de temperatura. Além disso, a escassa atmosfera não oferece nenhuma proteção aos raios solares.

Porque a Lua fica dourada?

O fenômeno é ocasionado pela dispersão da luz. Como a Lua não tem luz própria, ela reflete a luz do Sol, que é branca – resultado da soma de todas as cores. Quando atravessa a atmosfera do nosso planeta, a luz refletida pela Lua se dissipa pelo ar.