Quem é Cora Coralina biografia?

Quem foi Cora Coralina e qual sua importância?

Cora Coralina (1889-1985) foi uma poetisa e contista brasileira. Publicou seu primeiro livro quando tinha 75 anos e tornou-se uma das vozes femininas mais relevantes da literatura nacional.

Qual a importância de Cora Coralina para o mundo?

Cora Coralina é um dos destaques do movimento modernista. A autora rompeu barreiras estéticas e criou uma literatura que abordou o cotidiano e deu voz aos marginalizados.

Quem foi Cora Coralina onde nasceu?

Cora Coralina é o pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto (1889-1985). Nasceu na cidade de Goiás, antiga Villa Boa de Goyaz, filha de Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto, desembargador nomeado por D. Pedro II, e Jacinta Luísa do Couto Brandão.

Qual o poema mais famoso de Cora Coralina?

Um dos poemas mais conhecidos de Cora é Aninha e Suas Pedras. Nele vemos um eu-lírico disposto a dar conselhos ao leitor, criando com a audiência um espaço de intimidade e partilha. A linguagem informal e coloquial pode ser percebida no tom de oralidade da escrita.

Quem foi Cora Coralina religião?

Seu primeiro livro, Poemas dos becos de Goiás e estórias mais, foi publicado em junho de 1965, aos 76 anos. Não há registros de Cora ter sido espírita, mas está claro que era simpatizante da Doutrina.

Como definir Cora Coralina?

Poeta, cronista, contista e também cozinheira, Cora Coralina mistura tradição e ruptura, cantiga e silêncio, transpondo para as palavras a doçura tão característica das confeiteiras de sua cidade natal.

O que Cora Coralina fazia para conseguir publicar seus textos nos jornais?

Cozinhando, vendendo livros, arando a terra, nunca abandonou a escrita: por onde passou, Cora publicou artigos nos jornais locais. Fez também muito serviço voluntário e de caridade.

Que temática é explorada no poema de Cora Coralina?

Tema recorrente na obra de Cora Coralina, a vida simples é retratada em vários de seus poemas. A poeta foi doceira e viveu grande parte de sua vida em uma casa de estilo colonial no interior do estado de Goiás, levando uma vida quase monástica e longe da agitação dos grandes centros culturais.

Onde a Cora Coralina morava?

Casa de Cora Coralina O casarão onde viveu a poetisa e doceira fica na cabeceira da ponte sobre o Rio Vermelho. Uma das primeiras construções de Goiás, é uma típica residência do século 18 e inspirou alguns de seus poemas. Hoje, é um museu que homenageia a mais famosa das filhas de Goiás.

Por que Cora Coralina morreu?

10 de abril de 1985Cora Coralina / Data de falecimento

Qual é o poema de Cora Coralina?

Eu sou a terra, eu sou a vida. Do meu barro primeiro veio o homem. De mim veio a mulher e veio o amor. Veio a árvore, veio a fonte.

Qual a mensagem do poema de Cora Coralina?

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim, terás o que colher. O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida.

Qual o significado do pseudônimo Cora Coralina?

“Ela cria esse pseudônimo aos 14 anos e o assume. A Ana fica esquecida no passado, a menina feia, de pouco cabelo, a bobona da casa. Ela se assume como Cora Coralina que é um nome forte que significa coração vermelho, em homenagem ao rio”, explicou Marlene.

O que aconteceu com a casa onde Cora passou os últimos anos da sua vida?

Cora Coralina morreu em Goiânia, em 10 de abril de 1985, com complicações de um pneumonia. A casa, onde a filha de um desembargador – que morreu quando ainda era pequena – e de uma dona de casa, viveu desde à infância até o início da juventude é hoje um museu que resgata sua história.