Zoo de Bauru com 210 mil visitantes ano

O local é uma referência no país e o ponto mais visitado da cidade, com 210 mil visitantes todos os anos, para ver os 880 animais.

Uma vista para conhecer os três novos recintos, já abertos à visitação, marcou na quarta-feira, os 36 anos do Zoológico Municipal de Bauru, inaugurado em 24 de agosto de 1980.

conhecerzoo3recintosO diretor do Zoológico, Luiz Pires, acompanhado de técnicos do espaço, recebeu o prefeito Rodrigo Agostinho, a secretária do Meio Ambiente, Lázara Gazzetta, e diretores da Semma.

O Parque Zoológico Municipal de Bauru é hoje uma das principais instituições do gênero no País, e a principal atração turística de Bauru e região. Conta atualmente com cerca de 880 animais de mais de 237 espécies diferentes, entre mamíferos, aves, répteis e peixes, e recebe por ano cerca de 210.000 visitantes.

visitaaozoologicoÉ unanimidade não só entre as autoridades, mas também entre todos que visitam o Zoo de Bauru, “o trabalho de excelência que é desenvolvido no local, e os novos recintos só vêm somar a esse trabalho”, destacam.

Reconhecido nacionalmente não só pelo sucesso reprodutivo de diversas espécies brasileiras já consideradas em extinção como o Sauim de Coleira, o Mico Leão Dourado e a Ararajuba, além de espécies vindas de outros continentes, como é o caso do macaco Mandril, da África, tem também como destaque os trabalhos na área de Educação Ambiental, e entre eles os cursos de férias desenvolvidos no Centro de Educação Ambiental “Horácio Frederico Pyles”, que oferecem uma alternativa de lazer educativo para as crianças, com o objetivo de procurar despertar o mais cedo possível a consciência ecológica nos jovens, de modo a prepará-los ecologicamente, para o mundo que irão enfrentar.

O novo recinto do Tigre Real de Bengala, com mais de 230m² de área construída, possibilita um conforto ainda maior para o animal ali alojado, contando inclusive com uma cachoeira e um tanque com visor de vidro, permitindo aos visitantes observarem o comportamento da espécie, quando estiver brincando ou se refrescando na água.

Outro recinto entregue é dos Flamingos, com mais de 300m² de área, um espelho d’água de 80m² e que abriga um grupo de 10 indivíduos, nascidos no Zoológico de Itatiba, que a partir de agora é mais uma espécie brasileira ameaçada de extinção que o Zoo de Bauru irá tentar a reprodução, visando a conservação da espécie.

De acordo com Luiz Pires, diretor do Zoo, o novo recinto para Anta terá uma piscina de mais de 65.000 litros de água, que só aguarda a chegada de um dos filtros, uma vez que foi adquirido por sistema de licitação pública, mas por ser importado, ainda não foi entregue ao Zoo. “Com mais esses recintos, todos construídos dentro dos mais modernos padrões para as espécies ali alojadas, demonstramos o respeito e o objetivo de oferecer altos padrões de bem-estar, a todas as espécies alojadas em nosso Zoológico. Para os visitantes, prometemos para breve o início das obras do tão sonhado restaurante, uma vez que no último dia 15 foi aberta a fase de habilitação das empresas que disputam a licitação para construção do prédio, que terá pouco mais de 400m² e virá sanar uma demanda de muitos anos, oferecendo um maior conforto aos seus visitantes”.

O Zoológico Municipal está aberto todos os dias da semana, das 8h às 16h, sendo que aos finais de semana e feriados permanece aberto até às 17h. O ingresso custa R$ 4,00. Maiores de 60 anos pagam R$ 2,00 e menores de cinco anos têm entrada gratuita. Durante a semana também é oferecida entrada gratuita para as excursões escolares pré-agendadas pelo telefone 3203-5229.

O Zoo fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros Km 232, no final da Av. Nações Unidas.

A equipe do Unesp Notícias foi lá saber quais são as espécies mais procuradas pelos visitantes.

botao-voltar

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.