1.ª Feira Cultural Indígena de Avaí é sucesso

Realizado com sucesso nesta quinta-feira (13), na Praça Major Gasparino de Quadros em Avaí (39 quilômetros de Bauru), a 1.ª Feira Cultural Indígena, evento que faz parte das comemorações do Dia do Índio.

Alunos do ensino fundamental de Bauru visitam a feiraO evento comemorativo aconteceu no centro da cidade, porque contou também com uma exposições de artesanato.
A cerimônia de abertura se deu às 9h com a execução do Hino Nacional e apresentação da Banda Marcial do Sesi de Bauru. Em seguida houve apresentação de danças indígenas.

Programação

A primeira apresentação estava marcada para as 10h, sendo do Grupo Mandua da Aldeia Nimuendajú, tendo a seguir, às 11h., dança das mulheres “Putu Putu” da Aldeia Ekeruá. Às 13h30 terá a apresentação do Txondaros “Guerreiros” da Aldeia Tereguá, 15h apresentação do Kipaé (bate Pau) da Aldeia Kopenoti, com encerramento que será às 15h30.

Os visitantes puderam visitar a exposição na Oca na praça central (foto em destaque), que disponibilizou para comercialização, artesanato indígena. Na programação constou uma exposição do Museu Municipal “Francisco Pita”. Nos eventos houve as participação de moradores das aldeias Nimuendajú, Ekeruá, Tereguá e Kopenoti.

Mais fotos do acontecimento assinadas por Priscilla Medeiros clicando aqui.

Saiba sobre a mudança da cultura e dos costumes indígenas pelo programa Artefato!

                                                                                                                    Foto: Aline MaffialdeiaararibaO Artefato, programa da TV Unesp, convida a conhecer a reserva indígena de Araribá, em matéria assinada por Juliana Ramos e Gabriela Staffa.

Quando pensamos na cultura indígena, logo vêm imagens à cabeça de cocares, ocas, tribos e rituais, não é mesmo? É este o estereótipo que a maioria das pessoas tem. Porém, no século XXI, com a mistura de culturas que o Brasil apresenta, a dos índios também se modificou.

Em contato com homens brancos durante cinco séculos, os primeiros habitantes do Brasil se modernizaram, contudo, esta troca cultural não destruiu necessariamente os costumes de origem.

Para ficarmos por dentro de como vivem os índios atualmente, o Artefato vai falar um pouco sobre a reserva indígena Araribá, situada em Avaí, interior do estado de São Paulo. Esta reserva teve seu cotidiano registrado pela etnofotógrafa Aline Maffi, e ela vai contar pra gente como foi esta experiência! Além disso, nosso outro convidado é o Irineu Nje’a, professor e presidente da ARACI (Associação Renascer o Apoio à Cultura Indígena).

Para mais arte, cultura e entretenimento, acesse também a página do Facebook do Artefato (www.facebook.com/ProgramaArtefato) para saber mais sobre os nossos programas e dicas culturais na região!

Vamos a um vídeo de alta relevância quanto ao conteúdo:

botao-voltar

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.